Rio Preto: Construção civil fecha postos de trabalho na região em abril

Ester Mendonça

Por Ester Mendonça

Rio Preto: Construção civil fecha postos de trabalho na região em abril

A região noroeste voltou a apresentar dados negativos de emprego no setor da construção civil. O saldo entre demissões e contratações no mês de abril ficou negativo com a eliminação de 36 postos de trabalho, o que representa queda de 0,13% em relação ao mês anterior.
Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Em algumas cidades o cenário foi diferente, com abertura de novas vagas. Entretanto, os municípios que mais empregam apresentaram resultados fracos, como Araçatuba, ou negativos, como Rio Preto e Catanduva, o que acabou influenciando negativamente o índice regional.
Rio Preto, o maior município empregador do noroeste do estado, teve mais um mês de fechamento de vagas. Foram eliminados 136 empregos na construção civil o que representa queda de 1,59% em relação a março. O total de trabalhadores com carteira assinada no setor é de 8.396 pessoas. Desde outubro do ano passado, Rio Preto tem registrado queda no emprego em todos os meses, com exceção de março as contratações foram superiores as demissões.
Em Catanduva também houve fechamento de vagas. Foram 15 postos fechados em abril o que representa queda de 1,11% m relação ao mês anterior. Catanduva passa a ter 1.339 trabalhadores registrados no setor. Nos meses de março e fevereiro também houve queda no emprego mas em janeiro o município teve saldo positivo.
Já em Votuporanga foram criadas 36 novas vagas em abril o que representa aumento de 2,20% em relação a março e eleva para 1.673 o total de empregos formais na construção civil no município. Votuporanga reveza meses de alta e baixa no setor. Janeiro e março foram meses negativos, já em fevereiro e abril as contratações foram superiores.
Em Fernandópolis o saldo também foi levemente positivo. Foram duas contratações em abril, o que representa elevação de 0,14% em relação a março. O total de trabalhadores formais no setor é de 1.401 pessoas.
Araçatuba manteve um saldo positivo no mercado de trabalho da construção civil, porém o ritmo de contratações está perdendo força. Em abril foram abertas duas novas vagas, o que representa aumento de 0,06% em relação a março. Desde o início do ano Araçatuba as contratações superam as demissões em todos os meses e já são 3.301 empregos formais no setor.
Em Birigui o saldo também positivo em abril. Foram criados nove novos empregos o que representa aumento de 0,95% em relação a março elevando para 960 o total de trabalhadores com carteira assinada na construção civil no município.
Em Andradina foram criados quatro novos postos e trabalho em abril, representando aumento de 0,43% em relação a março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo