Rio Preto: Construção civil regional tem emprego em alta em fevereiro

Regional São José do Rio Preto

Por Regional São José do Rio Preto

Rio Preto: Construção civil regional tem emprego em alta em fevereiro

O emprego na construção civil da região noroeste voltou a subir em fevereiro, mantendo a tendência de alta desde o início do ano. O balanço entre contratações e demissões fechou com saldo positivo de 192 novos postos de trabalho, o que representa aumento de 0,66 % em relação ao mês de janeiro. Desde o início de 2017 a região noroeste fica entre as três únicas regionais do Estado com bons resultados. As maiores altas foram em Presidente Prudente (1,66%), São José do Rio Preto (0,66%) e Ribeirão Preto (0,65%).
Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
Entre as cidades que mais empregam na região o destaque ficou com Araçatuba que teve saldo positivo de 73 novas vagas entre demissões e admissões. Isso representa um aumento de 2,30% em relação a janeiro e eleva para 3.245 o total de empregos formais na construção civil.
Votuporanga também foi destaque com a criação de 63 novos empregos o que representa alta de 3,77% em relação a janeiro e eleva para 1.734 o número de trabalhadores com carteira assinada no setor.
Andradina criou 15 novas vagas em fevereiro, aumento de 1,65% em relação a janeiro e elevou para 922 o número de empregos com carteira assinada no segmento.
Birigui também teve números positivos. Foram criados 15 novos postos de trabalho em fevereiro, aumento de 1,43% em relação ao mês anterior sendo que agora são 1.063 trabalhadores na construção civil.
Os desempenhos negativos do emprego foram registrados no município de Rio Preto, Catanduva e Fernandópolis.
Desde o início do ano Rio Preto vem fechando vagas na construção civil. Em fevereiro foram eliminados 58 postos de trabalho, o que representa queda de 0,69% fazendo com que caísse para 8.373 o total de trabalhadores no setor.
Em Catanduva as demissões superaram as contratações e foram eliminados 11 postos de trabalho.