Rio Preto intensifica orientação para trabalho em altura em reunião de Grupo de Estudos

Regional São José do Rio Preto

Por Regional São José do Rio Preto

A preocupação em manter em baixa os acidentes nas empresas e o aumento da fiscalização nas obras fizeram com que o tema trabalho em altura fosse destaque na reunião mensal do Grupo de Estudos da Regional do Sinduscon-SP de São José do Rio Preto. O grupo, que congrega profissionais de segurança do trabalho, decidiu reforçar as ações de treinamento e capacitação entre os trabalhadores da construção civil. Temas como a proximidade do ConstruSer e o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças nos canteiros de obras também foram discutidos.
A reunião do grupo de estudos realizada no último dia 24, teve a presença de profissionais de seis diferentes empresas. O encontro serviu para trocar experiências sobre problemas e soluções que os profissionais enfrentam no dia a dia. No evento o coordenador do grupo e também técnico de segurança do trabalho, Douglas William Hakini Soares, que é do Programa SindusCon-SP de Segurança, da Regional de Rio Preto, lembrou que as construtoras associadas ao SindusCon-SP têm acesso gratuito aos treinamentos sobre trabalho em altura. “A capacitação dos trabalhadores e supervisores sobre as exigências da Norma Regulamentadora NR35 não tem custo algum. As empresas associadas podem nos procurar que iremos até os canteiros de obras para instruir os profissionais envolvidos”, afirma Soares.
A maioria dos profissionais presentes já realiza a capacitação e tem orgulho dos resultados. O técnico Mauricio Riotti Kawata, da Protendit, disse que uma das unidades industriais da empresa está há mais de 200 dias sem acidentes. “Nossa preocupação com a segurança do trabalho em altura é constante. Atendemos grandes empresas e temos que estar alinhados com a legislação”, disse ele.
Quem também não descuida com os treinamentos é a MRV Engenharia. Cléber Feitosa que é coordenador dos técnicos de segurança do trabalho na empresa, disse que realiza semanalmente treinamentos visando a capacitação do pessoal das obras.  “A questão não é apenas uma fiscalização mais intensa mas principalmente garantir um ambiente de trabalho seguro. É por isso que, dependendo da etapa em que se encontra nossas obras, os cursos sobre trabalho em altura são cada vez mais constantes”, afirmou.
Edmar Faustino, técnico da Insthel Construtora, destacou a oportunidade de aprendizado na troca de experiências do Grupo de Estudos. “A gente interage muito aqui e aprende situações de melhorias que depois levamos para nossas empresas”, disse ele.
A reunião do grupo serviu também para reforçar o combate à dengue e outras doenças. “Pedimos aos técnicos que, em cada obra, deixem uma pessoa responsável pela retirada de entulhos que possam servir como criadouros do mosquito transmissor. Temos que evitar a proliferação das doenças que trazem riscos à saúde dos trabalhadores”, finalizou Douglas Soares.
O grupo de estudos de segurança no trabalho reúne-se toda última sexta-feira do mês, pela manhã, na Regional do SindusCon-SP em São José do Rio Preto. A participação é gratuita e aberta a todos os profissionais do setor.
Para mais informações (17) 3226 5626