Rodada de Inovação do SindusCon-SP otimiza tempo, recursos e amplia rede de contatos

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Cerca de 40 representantes de empresas fornecedoras e construtoras participaram da 6ª edição da Rodada de Inovação do SindusCon-SP, realizada na sede do sindicato, nesta segunda-feira (28).
O encontro é um facilitador, que otimiza o trabalho para os dois lados interessados: as construtoras têm a oportunidade de conhecer novas tecnologias e inovações enquanto fornecedores têm a chance de mostrar seus produtos e serviços a um grande número de possíveis clientes em apenas um dia.
Para o gerente comercial da Villarta Elevadores, Ademar Granja Filho, a possibilidade de prospectar vários clientes em um único encontro deve ser vista como uma grande oportunidade. “Esse tipo de evento nos permite estar mais próximos de grandes construtoras, que nem sempre nos dão a chance de concorrer com empresas que estão há mais tempo no mercado,” afirma.
Rodada de Inovação_28 NovAlém de estar em contato com vários clientes em potencial, os fornecedores conseguem falar diretamente com representantes dos setores em que têm maior interesse dentro das construtoras. “A quantidade de reuniões que nós fizemos hoje, levaríamos uns dez dias para realizá-las. Sem falar que conversamos diretamente com as pessoas que decidem,” complementa o diretor comercial da Villarta, Carlos Henrique Severo.
A supervisora de vendas da Strahl Materiais Elétricos, Andrea De Marco, considera que a rodada de inovação não otimiza apenas o tempo. “O custo vale muito a pena. A gente investe um valor e consegue falar com várias construtoras, sem deslocar uma equipe para a rua,” explica.
O representante da área técnica da FCC, Cláudio Stabile, trouxe para a rodada um composto polimérico para assentamento de alvenaria, que já vem pronto e é mais rápido e econômico, melhorando a produtividade, consideravelmente. Apesar das vantagens, ele afirma que o mercado se mostra resistente a um novo produto. Para ele, a rodada é uma oportunidade muito boa para quebrar resistência e apresentar essa mudança de conceito e dar referências sobre o uso do produto. “Apresentar o produto dentro do SindusCon-SP já dá às empresas maior segurança. Além disso, aqui encontramos as pessoas que vão decidir pelo uso do produto em suas obras.”
O diretor geral da Sanitrit, Xavier Desrousseaux, apresentou a possibilidade de instalar um banheiro ou cozinha, em qualquer lugar, seja em obras, seja em pequenas reformas, sem a necessidade de quebrar pisos ou paredes. “A nossa ideia em participar do encontro é divulgar esse sistema às construtoras. O custo do nosso produto é muito mais baixo. Podemos fazer um banheiro para funcionários de um prédio no subsolo. De maneira tradicional isso fica entre R$ 4 mil e R$ 5 mil, enquanto o nosso custa R$ 1 mil,” calcula. O produto, além de ser de fácil e rápida instalação, é um triturador de resíduos para banheiros e cozinhas, o que gera uma economia de água em torno de 50%.
Construtoras
A rodada de inovação também atrai a atenção das construtoras, que têm a oportunidade de ter acesso a uma variedade de produtos e serviços com economia de tempo para as empresas.
O diretor técnico da Gafisa, Everton Bonetti, considera o encontro uma facilidade para que as empresas conheçam novidades existentes no setor de maneira mais rápida e organizada. “Já participei de outras rodadas do SindusCon-SP e continuo participando porque é um evento bastante produtivo. É possível fazer muitos contatos e conhecer um grande número de novos produtos,” exemplifica.
A gerente de suprimentos da Sinco Engenharia, Taila Pinheiro, que já esteve em outras edições da rodada, considera bastante vantajosa a participação da área de projetos no evento. “Esse ano trouxemos uma profissional da área de projetos para poder incluir esses produtos na concepção do empreendimento. Quando chega na minha área eu já consigo colocá-los na obra. Sem falar que, em um único dia a gente pode conhecer várias novidades,” explica.