Estão abertas inscrições para curso de ‘Mestre de Obras’ da Regional São José dos Campos do SindusCon-SP

São José dos Campos – Já está aberto o período de inscrições para o Curso de Mestre de Obras promovido pela Regional São José dos Campos do SindusCon-SP em parceria com o Senai.

As inscrições seguem até o dia 04 de fevereiro nas cidades de São José dos Campos e Mogi das Cruzes, com disponibilidade de 32 vagas para cada município.

De acordo com Hamilton Machado, instrutor dos cursos de construção civil do Senai, o curso de Mestre de Obras é indicado para todos os profissionais do segmento, inclusive aqueles que já atuam nos canteiros de obras. "O conhecimento oferecido nas aulas permite que o trabalhador esteja capacitado para atuar em todas as fases do processo construtivo de uma obra e recicle as práticas utilizadas no passado. É um curso completo e rápido se analisarmos o volume e a importância das informações que são disseminadas", explica Hamilton.

O curso, que tem duração de um ano, deve ter início em março com carga horária de 600 horas e as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira no período da noite.

Entre as competências ministradas estão comunicação oral e escrita, processos construtivos, cálculos, tecnologia nos canteiros de obras, segurança e controle ambiental, administração de pessoas também nos canteiros, entre outras.

Além das habilidades em relação às ferramentas tecnológicas, Hamilton destaca ainda a importância de práticas básicas como limpeza e organização que fazem parte do controle de qualidade 5S. "Com essa formação integral, adquirida por meio de cursos como esse do SindusCon-SP junto ao Senai, o profissional consegue atender às necessidades do mercado e do consumidor, bem como respeitar a empresa contratante e o meio ambiente, evitando, por exemplo, desperdícios", afirma o instrutor.

Segundo o diretor da Regional São José dos Campos do SindusCon-SP José Roberto Alves, a disseminação do conhecimento na construção civil é um dos pilares do projeto 'SindusCon-SP em Ação' que será lançado também em março de 2011 pela entidade.

A expectativa do sindicato e do Senai de ambas as cidades é de abrir, ainda em 2011, novas vagas para cursos também na área operacional. A data da prova do processo seletivo do Curso de Mestre de Obras será divulgada em breve.

Como participar do curso

Para participar do curso é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído o 7º ano do ensino fundamental (antiga 6ª série), entregar um currículo e ter experiência comprovada nas áreas de pedreiro, encanador, armador, carpinteiro de formas ou telhadista, pintor, instalador de placas de gesso acartonado, eletricista ou ainda experiência profissional em liderança de equipes de trabalhos da área da construção civil. As inscrições podem ser feitas na Regional de São José dos Campos e na Delegacia do SindusCon-SP de Mogi das Cruzes até o dia 11 de fevereiro. O curso é gratuito, sendo necessário pagar somente uma taxa de R$ 35 pelo kit aluno que inclui bolsa de nylon, caneta, lapiseira, borracha e duas camisetas.

Inscrições abertas nos seguintes locais:

• SindusCon-SP Regional São José dos Campos
Rua José Mattar, 175, Jardim São Dimas.
Telefone: (12) 3942-5007 ou sindusjc@sindusconsp.com.br

• Delegacia Regional de Mogi das Cruzes