Seconci-SP aumenta investimentos para R$ 9 milhões em 2016

Seconci-SP aumenta investimentos para R$ 9 milhões em 2016

Com investimentos de cerca de R$ 9 milhões em 2016, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) realizou 8,7 milhões de atendimentos em saúde, odontologia e serviço social no Estado de São Paulo, sendo 6,7 milhões nas unidades administradas pela entidade na rede pública e 2 milhões nas unidades próprias. Em 2015 haviam sido investidos R$ 2,5 milhões, com a realização de número similar de atendimentos.
A previsão de investimentos para o próximo ano é de cerca de R$ 4 milhões – sendo R$ 2,5 milhões para a reforma do imóvel destinado à nova sede da unidade Sorocaba, R$ 900 mil para equipamentos em geral e R$ 600 mil para complementar a obra na unidade central.
Os dados foram apresentados pelo presidente do Seconci-SP e representante do SindusCon-SP junto à Fiesp, Sergio Porto, em entrevista coletiva à imprensa, em 12 de dezembro. O evento teve a participação do deputado estadual e presidente do Sintracon-SP, Antonio Ramalho, que apresentou um testemunho sobre a qualidade do atendimento do Seconci-SP.
Entre as principais ações de 2016, destaque para a nova sede da unidade Campinas, no interior de São Paulo, que será inaugurada nesta quinta-feira (15 de dezembro).  Com investimento de R$ 5,2 milhões, o prédio de 1.135 m² de terreno e 637m² de área de consultórios permitirá a ampliação do atendimento aos 20 mil trabalhadores da construção civil da região e seus familiares, que contarão com os serviços de saúde, segurança do trabalho e assistência social oferecidos pela instituição.
O Seconci-SP investiu ainda R$ 2,8 milhões na aquisição do imóvel para a instalação da nova sede da unidade Sorocaba, que terá 1.200 m² de terreno e 670 m² de área construída, com previsão de ser inaugurada no próximo ano.
Destaque também para a construção de área de convivência, novo refeitório e novo vestiário para funcionários na unidade central da entidade, na capital paulista, além da modernização do foyer do teatro, que recebeu investimento de R$ 1,7 milhão.
Programa de Compliance
“Para 2017, prosseguiremos otimizando a utilização de recursos, com uma novidade: a adoção de um Programa de Compliance instituído neste semestre, que está contribuindo para consolidar a boa governança da entidade por parte de nossos gestores e colaboradores”, relatou Sergio Porto.
De acordo com o presidente do Seconci-SP, a entidade encerra 2016 com um quadro de 12 mil colaboradores, dos quais cerca de 3,2 mil médicos e dentistas – aumento de 7% se comparado aos 11,2 mil postos de trabalho que detinha em 2015.
Em suas 13 unidades próprias na capital, litoral e interior paulista, os serviços oferecidos aos trabalhadores da construção civil e seus familiares incluem: atendimentos médicos em 21 especialidades, e odontológicos; procedimentos ambulatoriais e odontológicos; exames laboratoriais, de imagem e de métodos gráficos; e atendimentos de equipes de apoio (fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e fisioterapia). No serviço público, a entidade totaliza 59 unidades das redes do Estado e do Município de São Paulo e 25 serviços do Município.
“Graças a uma gestão eficiente dos recursos, conseguimos atravessar 2016 mantendo a excelência na prestação dos nossos serviços aos trabalhadores da construção e à população atendida nas unidades da rede pública sob administração do Seconci-SP”, disse Sergio Porto.
Efeito do desemprego
O número de atendimentos nas unidades da rede pública aumentou ligeiramente por conta do desemprego, que levou a uma maior procura dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A maior procura deve-se também à epidemia de dengue, zica e chicungunha, e ainda pelo início do funcionamento do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Lorena, inaugurado em julho de 2016.
Já o número de atendimentos nas unidades próprias caiu 5%, uma queda menor do que o declínio de 14% do emprego na construção civil. “Esse movimento pode ser explicado por dois motivos: o Seconci-SP ainda continuou o tratamento de pessoas que perderam o emprego e, ao mesmo tempo, aumentou o atendimento aos trabalhadores das subempreiteiras”, afirma Sergio.
O Seconci-SP disponibiliza serviços às 15 mil empresas do setor e atua em três frentes: serviços de saúde, educação e assistência social destinados aos 707 mil trabalhadores da construção civil e seus familiares; além de consultoria em segurança do trabalho para contribuir com a adequação das empresas às leis trabalhistas. Desde 1998, atua também como Organização Social de Saúde (OSS) e é parceiro do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo na gestão de diversas unidades públicas de saúde.
Veja as novidades do Seconci-SP em 2016, nas atividades voltadas à construção civil e nos estabelecimentos da rede pública que a entidade administra.