Seminário sobre ética e compliance avança em São Paulo

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Seminário sobre ética e compliance avança em São Paulo

O SindusCon-SP realiza no dia 3 de maio, em sua sede, o seminário “Ética e compliance para uma gestão eficaz”. O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do evento, destinado a disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação das empresas e entidades associadas do segmento da construção, iniciado em junho de 2015. Com a realização do SindusCon-SP e apoio da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci-Brasil), o encontro na capital paulista dará continuidade este ano ao ciclo de debates regionais sobre ética nas corporações, mobilizando empresários e dirigentes da construção civil e do Judiciário do estado de São Paulo.
Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, o seminário de capacitação em ética é importante para que o setor da construção assuma o protagonismo em torno dos debates sobre o tema. “O sindicato já lançou um programa interno de compliance e colocou à disposição das associadas, no site, a cartilha da CBIC com as recomendações sobre a adoção desse programa pelas empresas. No seminário, vamos debater essas questões e avançar em sua implementação na indústria da construção”, afirma.
O desafio de despertar no empresário o compromisso para que adotem os princípios da ética na construção tem mobilizado de forma crescente a presidente do Fórum de Ação e Cidadania (FASC), da CBIC, Ana Cláudia Gomes. Segundo ela, a CBIC tem como objetivo influenciar e preparar o empresário do setor para enfrentar as mudanças futuras na indústria da construção. “Precisamos nos adequar a um novo arcabouço legal para que o setor se estruture e avance cada vez mais”, ressaltou.
Durante o encontro no SindusCon-SP, Gesner Oliveira, consultor da G.O. Associados, e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e empresas da construção civil abordarão, em suas apresentações, as linhas gerais do tema. O ouvidor geral do estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, e a jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, participam do painel central “Ética e Compliance na Construção”.
Como parte da programação, a CBIC irá apresentar o guia “Ética e Compliance da Construção”, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas.
Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética, um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada, um código de conduta concorrencial para a construção civil e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. “São exemplos de projetos mal feitos, de falta de transparência na ordem cronológica do pagamento de faturas e de orçamentos irreais”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Melhor relação entre o público e o privado
Disponíveis também em meio digital, os documentos apontam as melhores práticas no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores e são o desfecho de um trabalho realizado em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC e seus parceiros decidiram atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área. “A lei anticorrupção é uma marco ainda novo e há desinformação. Esse projeto tem como objetivo principal levar informação qualificada às empresas”, diz Martins.
Com o encontro na capital paulista, a CBIC está dando prosseguimento ao ciclo de capacitação de 2017. cheap albion gold Neste ano, o seminário foi realizado em João Pessoa (PB) e Recife (PE).
A expectativa é de realização do seminário “Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz” também em Maceió (05/05) e Fortaleza (11/05).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo