Sindicato atua para destravar certificados ambientais

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Sindicato atua para destravar certificados ambientais

O SindusCon-SP, junto com outras entidades do setor, está atuando junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, para normalizar a concessão de Certificados de Recebimento Provisório do Termo de Compromisso Ambiental (TCA). A informação foi transmitida pelo coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do sindicato, Yorki Estefan, na reunião do grupo em 17 de agosto.
A Secretaria informou ao setor imobiliário que espera finalizar até o final do mês uma reestruturação interna, para dar andamento a cerca de 400 processos de solicitação daqueles certificados. Uma força tarefa foi constituída para essa finalidade. A sugestão do setor é a colocação dos processos online, para permitir o acompanhamento transparente de sua tramitação naquele órgão público.
Na reunião, o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade, Jorge Batlouni, relatou a mais recente instrução da Prefeitura de São Paulo, relativa ao Código de Obras, sobre o encaminhamento dos projetos de aprovação de empreendimentos. Ele também apresentou a programação do Seminário Tecnologia de Estruturas, que o CTQ realizará em 20 de setembro em São Paulo.
O coordenador adjunto do CTQ, Renato Genioli, relatou a avaliação positiva feita pelos participantes do Seminário de Sistemas Prediais, realizado em junho pelo Comitê junto com o Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do sindicato.
O vice-presidente de Relação Capital-Trabalho e Responsabilidade Social, Haruo Ishikawa, apresentou um resumo das principais mudanças na legislação trabalhista. Ele informou que uma cartilha nacional será preparada pelo membro do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, Renato Romano, com orientações específicas sobre as mudanças para a indústria da construção.
A revisão e a elaboração de normas que dizem respeito à indústria da construção na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram relatadas. Uma delas, a de Inspeção Predial, deverá entrar em consulta pública.
Ao final da reunião, o CTQ recebeu a visita do presidente do Instituto Tecnológico de Construção Civil (Itec), Roberto Papaiz, acompanhado do diretor geral Edson Fernandes, da diretora técnica Michele Gleice da Silva e da consultora técnica Magda Netto dos Reis. Eles apresentaram as atividades do Instituto, voltado a ensaios de desempenho de esquadrias e guarda-corpos e ao apoio a programas de certificação e qualificação. O Itec avalia sistemas de fachadas, incluindo também vidros temperados, névoa salina e realizando ensaios in loco e por amostragem.