SindusCon-SP: Cidades da região do ABCD perderam 3.692 postos de trabalho na construção civil em 2016

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

As sete cidades do ABC paulista encerraram 2016 com a perda de 3.692 vagas de emprego na construção civil. São Bernardo do Campo, com 1678 demissões e Santo André, com 1215, lideraram as demissões. Em termos percentuais, São Bernardo teve uma redução de estoque de 13,30% ao longo dos 12 meses, enquanto Santo André diminuiu seu estoque de vagas em 12,45% na mesma comparação.
Somente em dezembro passado, houve redução de 708 vagas em relação a novembro, considerando todos os municípios. O saldo de trabalhadores contratados nas sete cidades da região, em dezembro de 2016, ficou em 39.574 trabalhadores, contra 40.282 de novembro.
Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

tabela_Sto Andre
Para a diretora da Regional do SindusCon-SP em Santo André, Rosana Carnevalli, o resultado de dezembro manteve o ritmo de queda na atividade do setor verificado na região ao longo do ano. Segundo ela, no final do ano começaram a ser tomadas algumas medidas, ainda tímidas, mas que já sinalizam a possibilidade de estabilizar o cenário. “Vemos movimentações no sentido da redução dos juros que já conseguem causar pelo menos uma mudança na expectativa do consumidor. Mas a questão do desemprego ainda é um forte inibidor para mercados que exigem planejamento de longo prazo como a aquisição de imóveis. Enquanto a estabilidade no trabalho não for uma realidade para o brasileiro, dificilmente veremos o aquecimento da construção civil”, comenta.
Brasil
Em todo o país o setor da construção fechou 2016 com menos 414 mil vagas, uma queda de 14,33% em relação a 2015. Somente em dezembro, o nível de emprego na construção caiu 3,63% (-93.708) na comparação com novembro.
Esta é a 27ª queda consecutiva, deixando o estoque de trabalhadores no setor em 2,48 milhões. Em outubro de 2014, primeiro mês de variação negativa, o estoque era de 3,57 milhões. Ou seja, em 27 meses, mais de 1,08 milhão de trabalhadores da construção perderam emprego.
Estado de São Paulo
Em dezembro houve queda de 2,70% no emprego em relação a novembro – redução de 18,7 mil vagas. O estoque de trabalhadores foi de 694,6 mil em novembro para 675,9 mil em dezembro. Em 12 meses, são menos 91.899 trabalhadores no setor. Desconsiderando a sazonalidade**, houve redução de 0,15% (-1.078 mil vagas).
*A dessazonalização é um tratamento estatístico que tem como objetivo retirar efeitos que tipicamente acontecem em um mesmo período do ano.