SindusCon-SP: CUB paulista teve ligeira alta de 0,03% em julho

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

SindusCon-SP: CUB paulista teve ligeira alta de 0,03% em julho

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo registrou ligeira alta de 0,03% em julho na comparação com o mês anterior. Esta é a terceira alta seguida no indicador. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), o CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.317,48 por metro quadrado no período. Em 12 meses a alta é de 1,96%.
Dentro da composição do indicador, os custos médios com mão de obra representaram 61,77%, materiais, 35,01% e despesas administrativas 3,22%.
“Os custos da construção se mantiveram praticamente estáveis em julho, sofrendo algum ajuste apenas por conta de alteração nos salários dos engenheiros”, comenta o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan. Segundo ele, parte da mão de obra ainda terá um pequeno reajuste em agosto, em função da convenção coletiva de trabalho assinada com sindicatos do interior de São Paulo.
Com desoneração
Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos a alta foi de 0,04% no CUB na comparação com junho, totalizando R$ 1.220,04 por metro quadrado. Em 12 meses, o indicador registra alta de 1,85%.
Na mesma base de comparação, foi registrada participação de 58,72% nos custos de mão de obra, 37,81% de materiais e 3,47% em despesas administrativas.
Custos dos insumos
Em julho, 24 itens que compõem o CUB registraram variação positiva maior que o IGP-M (-0,72%). As maiores elevações foram em fio cobre antichama isol. 750 V 2,5 mm² (0,78%), registro de pressão cromado Ø=1,27cm (0,62%) e chapa compensado plastificado 18mm (037%).
Entre os materiais de maior relevância para o cálculo do CUB, se manteve estável o aço CA-50 Ø 10 mm (0,00%), enquanto tiveram baixa nos preços o concreto FCK=25 MPa (-0,39%) e o cimento CPE-32, saco de 50 kg (-0,89%).
Custo Unitário Básico (CUB)
Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Custo Unitário Básico (CUB) é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.