SindusCon-SP forma GT de eficiência energética em edificações com a Secretaria Estadual de Energia e Mineração

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

O subsecretário de Energias Renováveis do estado de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Junior, visitou o SindusCon-SP no dia 2 de maio para falar das diretrizes do órgão para o desenvolvimento de soluções para eficiência energética em empreendimentos novos e existentes, a adoção do Programa Procel Edifica em edificações públicas e privadas e a geração de energia elétrica distribuída.
Acompanhando o secretário estava o técnico da secretaria, Paulo Sassi. Pelo SindusCon-SP participaram o vice-presidente Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, o conselheiro vitalício Sergio Watanabe, o coordenador do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) Fabio Villas-Boas, a coordenadora-técnica do Comasp Lilian Sarrouf, e a engenheira ambiental Vanessa Dias.
Um dos resultados deste encontro foi a proposta de formação de um grupo de trabalho para discutir e avançar nas questões de eficiência energética no setor.
O SindusCon-SP realizou uma entrevista com o subsecretário Abreu Junior, que pode ser conferida aqui.

Desdobramentos
Dando continuidade ao primeiro encontro, foi realizada reunião dia 18 de maio na Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo (SEEM) com representantes do SindusCon-SP, Eletrobrás/Procel, Associação Brasileiras das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Comgás e Universidade Federal de Santa Catarina para debater políticas públicas que possibilitam o avanço da geração distribuída nas residências, comércios e indústrias no estado de São Paulo.
Para o subsecretário, São Paulo e o Brasil têm atualmente a oportunidade de avançar e popularizar as energias renováveis devido ao preço mais acessível dessa fonte de energia. “É preciso criar uma norma para que os pequenos, médios e grandes investidores tenham segurança no investimento além de um selo de certificação como o do Procel. Precisamos utilizar todo o nosso potencial nas energias renováveis”, afirmou Abreu Junior.
Durante o encontro os técnicos apontaram para a necessidade de capacitação técnica de mão de obra e questões conflitantes regulatórias.
O grupo discutiu também linhas de financiamentos e questões tributárias que incidem no setor das energias renováveis.
Pelo SindusCon-SP participaram deste segundo encontro Fabio Villas-Boas, Lilian Sarrouf e Vanessa Dias. Estiveram presentes ainda Stephanie Betz e Windson Bernardo (Absolar), João Queiroz Krauze (Eletrobras/Procel), José Marcelo Sigoli (Abesco), José Eduardo Moreira e Pedro Silva (Comgás), Roberto Lamberts (Universidade Federal de Santa Catarina) e os técnicos da secretaria de Energia e Mineração, Sergio Mieri Barillari,