SindusCon-SP na Pollutec: destaque para o trabalho do sindicato na gestão de resíduos

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

No último dia 7, a coordenadora técnica do Comitê de Sustentabilidade do SindusCon-SP (Comasp), Lilian Sarrouf, fez uma palestra na Feira Internacional de Tecnologia e Soluções Ambientais – Pollutec-Brasil, com o tema “Iniciativas para destinação sustentável de resíduos da construção civil”.
Lilian explicou que são várias as soluções encontradas e que nem sempre é possível aplicar em uma cidade a fórmula que é sucesso em outra, por isso o setor da construção e órgãos públicos precisam debater o assunto e trocar experiências.
O envolvimento dos fabricantes também é valioso, como destacou Lilian. “É preciso escolher um produto não só porque ele é bonito, mas também é importante se preocupar como será a destinação das sobras. O que é resíduo na minha obra pode ser matéria prima de outra indústria, o que gera uma economia circular virtuosa”, explicou.
Lilian citou a participação ativa do Comasp em reuniões com, a prefeitura da capital e de cidades do interior e órgãos dos governos do estado e Federal, para acompanhar as discussões no âmbito do poder público e também sugerir soluções. “Ter a validação de um órgão ambiental é importante para o setor. Ao participar das decisões, nós levamos a realidade da construção civil tanto do grande como do pequeno gerador aos governos”, complementou.
Durante a palestra, Lilian falou do manual Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil, produzido pelo SindusCon-SP,  onde pode ser consultada uma tabela com a classificação e orientação para a destinação correta para os diferentes tipos de resíduos.
O Sistema de Gerenciamento online de Resíduos (Sigor) – Módulo Construção Civil, também foi citado por Lilian, como uma das ações entre o SindusCon-SP, Secretaria Estadual do Meio Ambiente da (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a gestão dos resíduos da construção civil. O Sigor foi apresentado pelo coordenador do programa, na Cetesb, João Luiz Potenza.
O que é o Sigor
O Sigor – Módulo Construção Civil é resultado de um convênio firmado entre o SindusCon-SP e o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente da (SMA) e da Cetesb. Este acordo envolve, além dos órgãos estaduais, os municípios, os geradores de resíduos, os transportadores e as áreas de destino final, permitindo o acompanhamento da situação dos resíduos sólidos.
Sua correta utilização assegura que os resíduos gerados sejam transportados e destinados para locais licenciados. Os geradores poderão elaborar e acompanhar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil das obras, permitindo uma melhor gestão com relação a geração de resíduos, além do atendimento a legislação.