SindusCon-SP divulga programação do 18º Seminário Tecnologia de Estruturas

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

SindusCon-SP divulga programação do 18º Seminário Tecnologia de Estruturas

Reconhecido nacionalmente pelo alto nível técnico das apresentações e debates que proporciona, o 18º Seminário Tecnologia de Estruturas teve sua programação divulgada. Em 2016 o evento ocorrerá em paralelo ao Concrete Show, no dia 25 de agosto, no São Paulo Expo.
Os temas das palestras foram definidos pelos integrantes do Comitê de Tecnologia e Qualidade do sindicato e vão abordar assuntos de interesse da cadeia produtiva da construção civil brasileira como:
– as necessidades identificadas para a revisão da ABNT NBR 6123;
– aspectos técnicos da classificação de consistência do concreto segundo a ABNT NBR 8953;
– temperatura do concreto em blocos de fundação; e
– características e possibilidades de intensificação do uso do concreto auto-adensável.
Vale destacar ainda as inovações de projeto e de controle da execução de estrutura do empreendimento AQWA, no Rio de Janeiro.
“As palestras visam não só a apresentação por parte de profissionais de grande conhecimento e experiência nesta área, mas, sobretudo, proporcionar o debate e discussão com os participantes sobre as necessidades a respeito das questões apresentadas”, afirmou o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni.
Confira a programação completa abaixo:
8h30 – Abertura
8h45 – Inovações de projeto e de controle da execução de estrutura: empreendimento AQWA – RJ
Luiz Henrique Ceotto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia de Estruturas, Diretor de Design & Construction da  Tishman  Speyer  Properties e Suely Bacchereti Bueno – Eng. Civil, Sócia Diretora do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mário Franco Engenheiros Civis
9h30 – Esforços devidos ao vento: as necessidades identificadas para a revisão da ABNT NBR 6123
Acir Mércio Loredo Souza – Eng. Civil, Mestre e Doutor em Engenharia, Prof. do Departamento de Engenharia Civil e Coordenador do LAC – Laboratório de Aerodinâmica das Construções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
10h10 – Debates
Debatedor convidado:
Ricardo Leopoldo e Silva França – Eng. Civil, Doutor em Engenharia, Diretor da França e Associados Projetos Estruturais e Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural.
Coordenador: Jorge Batlouni Neto – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Diretor da Tecnum Construtora
10h30 – Intervalo
10h50 – Aspectos técnicos da classificação de consistência do concreto segundo a ABNT NBR 8953
Luana Scheifer – Eng. Civil, Gerente técnica da Votorantim Cimentos
11h20 – Temperatura do concreto em blocos de fundação pode ser um problema?
Selmo Chapira Kuperman – Eng. Civil, Mestre e Doutor em Engenharia, Diretor da Desek Consultoria em Engenharia
11h50  – Características e possibilidades de intensificação do uso do concreto auto-adensável
Denise Dal Molin – Eng. Civil, Doutora em Engenharia, Professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil e do NORIE – Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
12h30 – Debates
Debatedor convidado:
Francisco Paulo Graziano – Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Prof. do Depto.de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Diretor da Pasqua & Graziano Associados
Coordenador: Paulo Aridan Soares Mingione – Eng. Civil, Diretor Regional da Odebrecht Realizações Imobiliárias e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP
13h – Conclusões e encerramento

Sobre o evento
O Seminário Tecnologia de Estruturas foi criado em 1999 pelo SindusCon-SP. Trata-se de um importante fórum de debates da cadeia produtiva da construção em busca de racionalização e qualidade das estruturas de edificações. Entre os temas abordados no evento estão: inovações tecnológicas, novas aplicações, processos e desempenho.
Apoios
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica (Abeg), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB-02), Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).
Serviço:
18º Seminário Tecnologia de Estruturas
Data:
25 de agosto de 2016, das 8h30 às 13h
Local: São Paulo Expo – Concrete Show (Rodovia dos Imigrantes, s/nº – Água Funda)
Mais informações e inscrições: clique aqui