SindusCon-SP recebe alunos do Programa de Capacitação em Eficiência Energética em Edificações do Senai

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

O SindusCon-SP participou de uma avaliação do Programa de Capacitação em Eficiência Energética do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Realizado com o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o curso é voltado às áreas da indústria e edificações e tem como objetivo qualificar os professores dos departamentos regionais do Senai em temas específicos da área de eficiência energética.
Na última semana de abril um grupo de alunos realizou uma auditoria energética no edifício sede do SindusCon-SP, onde puderam elaborar medições, analisar os processos prediais acerca de eficiência energética em um edifício em uso.
Na visita, os alunos também coletaram informações da percepção dos usuários com relação ao conforto térmico e iluminação, além de práticas de uso e operação do edifício.
No final da auditoria foi apresentado um relatório conclusivo do diagnóstico sobre o que foi medido, bem como propostas de melhorias a curto e médio prazos.
O vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, reforça o apoio da entidade a iniciativas como esta, e destaca a atuação da GIZ com relação ao tema eficiência energética.
Segundo Martin Studte, da área de Energias Renováveis e Eficiência Energética da GIZ, a formação de profissionais é muito importante para o sucesso da implantação de novas tecnologias. “Este curso foi desenvolvido junto com a indústria brasileira, em reunião com empresas e entidades representativas da indústria brasileira. Este grupo de profissionais e empresas da área energética discutiram quais competências esses alunos deverão ter para atuar no setor e a partir disso foi montado um currículo.”
Ainda de acordo com Studte, o foco do curso é bastante intenso em climatização dividido na parte teórica e prática, como a avaliação realizada no prédio do SindusCon-SP. “Com exemplos práticos, os alunos, a partir da observação de um prédio, vão apresentando soluções com base nos recursos que o prédio dispõe.”
Para o instrutor do Programa de Capacitação em Eficiência Energética do Senai, Edward Borgstein, “sistemas de automação como, por exemplo, iluminação ou ar-condicionado, podem gerar economia de até 20%, sem fazer grandes investimentos”.
A coordenadora-técnica do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP, Lilian Sarrouf, teve a oportunidade de apresentar as ações do sindicato voltadas à construção sustentável e a sinergia com as ações da GIZ. “Precisamos ter profissionais capacitados em todos os níveis que possam atuar nas construtoras, empresas de projetos e instaladoras.”
Participaram do treinamento professores das escolas Senai de São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, instrutores da Mitsidi Projetos e o representante da GIZ.
De acordo com Wesley Candido da Silva, professor da área de eletro-eletrônica do Senai-PR, e aluno deste programa, é possível reduzir os custos atuais do edifício do SindusCon-SP. “A grande demanda é o uso do ar-condicionado. Por meio de medidas como automação do sistema, alteração dos horários de uso do sistema e conscientização dos usuários é possível chegar a uma economia de 19% de todo o consumo de energia atual.”
Já para Chrisley Prota Ximenes, do Senai-GO, visitar ambientes diferentes e fazer avaliação práticas permite presenciar diferentes tipos de consumo e características de clientes. “Na escola você tem os laboratórios. Quando se vai a campo, você tem mais possibilidades de avaliação e pode debater com os outros alunos e analisar vários cenários.”
Pelo SindusCon-SP acompanharam os alunos, a técnica de Meio-Ambiente, Vanessa Dias, o gerente financeiro, Flávio Sousa, a coordenadora de Capacitação, Samara Pelegrino, e o responsável pela manutenção do edifício, Jorge Pereira de Souza
Sobre o curso
O curso abrange disciplinas como o Desempenho Energético em Novos Prédios, Diagnóstico Energético, Tecnologia Energética Predial, Automação Predial, Projeto de Eficiência Energética em Edificações. Outros temas transversais abordados são Metodologias Didáticas de Ensino e Avaliação Financeira de Projetos. Estes docentes serão multiplicadores de cursos a serem ministrados pelo Senai em todo Brasil. O curso está sendo ministrado pela Mitsidi Projetos.
Entrevista com Edward Borgstein, instrutor do Programa de Capacitação em Eficiência Energética do Senai
Quais os principais obstáculos para eficiência energética em edifícios?
Há dois momentos para atuar na eficiência energética do edifício: no projeto, para edifícios novos, e na troca de sistemas prediais ou retrofit, para empreendimentos com mais de 15 anos.
Desde 2007 tem crescido o número de projetos para edifícios mais eficientes em energia. O que não se tem até recentemente é uma atuação cuidadosa na operação dos edifícios. Há a necessidade de manter essa eficiência de tecnologias de alto padrão, que na operação não é utilizado corretamente muitas vezes, pois os usuários não receberam treinamento e capacitação adequados para trabalhar nesses equipamentos.
Há equipamentos que nunca foram utilizados ou comissionados. Sistemas de medição que não tem ninguém olhando, sistemas de automação que estão sendo operados manualmente.
Nos edifícios mais novos, você tem uma necessidade urgente de capacitar os responsáveis pela operação e manutenção dos edifícios para que o potencial de eficiência que foi incorporado no projeto possa, de fato, ser atingido.
Já edifícios com mais de 15 anos, que estão em um momento em que alguns dos sistemas prediais estão chegando ao final da sua vida útil, nota-se uma grande diferença no estado dos sistemas a partir da qualidade de manutenção realizada nos últimos anos.
Quando da necessidade de troca de alguns sistemas ou de retrofit, esta é uma ótima oportunidade de instalação de sistemas de automação como, por exemplo, iluminação ou ar-condicionado.