SindusCon-SP se mobiliza na arrecadação de madeira para a Maria Fumaça

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

SindusCon-SP se mobiliza na arrecadação de madeira para a Maria Fumaça

Apesar da histórica e querida Maria Fumaça de Bauru não estar realizando mais passeios turísticos há cerca de 8 anos, todo mês ela é acionada para a realização de testes. E neste próximo dia 26 de agosto o transporte será novamente colocado em funcionamento, desta vez, em comemoração ao aniversário de 28 anos do Museu Histórico Municipal de Bauru.
A Divisão de Museus, por meio da Regional do SindusCon-SP em Bauru, pede a doação de madeiras para a queima da fornalha, o que faz a Maria Fumaça “trabalhar”.
O pedido veio, pois, as empresas do setor da construção civil costumam descartar muito este tipo de material, salienta Orlando Alves, diretor da Divisão de Museus. “Nós precisamos de um caminhão de madeira por mês, o que dá entre 4 e 5 metros cúbicos, para fazer a Maria Fumaça funcionar. Pode ser qualquer tipo de madeira mais fina, pois essa lenha deve caber na boca da fornalha”, explica.
Como?
Maria FumaçaA Regional do SindusCon-SP em Bauru está mobilizando as empresas do setor, e auxiliando na orientação. Para contribuir, a madeira deve ser entregue no próprio Museu, no horário de atendimento: terça a sexta-feira das 8h às 12h, e das 14h às 17h30; e sábado das 8h30 às 13h30.
A campanha é constante, enfatiza Orlando Alves, pois a Maria Fumaça é acionada todos os meses. O Museu Histórico Municipal de Bauru está localizado na rua Rio Branco, 3-16, Centro. Telefone para contato, em caso de dúvidas: (14) 3234-1242 – SindusCon-SP, e (14) 99793-1508 – Orlando Alves.
Passeios
A Maria Fumaça é a grande atração turística do Museu Histórico de Bauru e, aos domingos, chegava a realizar 10 passeios gratuitos de 100 pessoas. “Muitas pessoas de Bauru e da região vinham para passear na Maria Fumaça e passavam pelo Museu, então incrementava a visitação”, disse Alves.
“O passeio não está acontecendo pois, por mais que o trajeto seja pequeno, de 1 quilômetro, é preciso que a linha férrea esteja sempre em ordem e precisamos desta manutenção. A atual gestão municipal já está em contato com a concessionária que administra a ferrovia para que a manutenção volte a ser feita e a Maria Fumaça volte a realizar os passeios”, finaliza.