Lançada Agenda Positiva Desenvolve São José do Campos

Regional São José dos Campos

Por Regional São José dos Campos

Lançada Agenda Positiva Desenvolve São José do Campos

A Câmara Municipal de São José dos Campos e o Grupo de Estudos do Desenvolvimento Econômico, Social e Político (Gedesp), do qual o SindusCon-SP faz parte, apresentaram em 6 de novembro o movimento Agenda Positiva Desenvolve São José, no prédio do Legislativo.
A ideia é reunir a sociedade organizada e o setor público em um movimento para elaborar alternativas visando o crescimento do município. “A nossa proposta é unir forças para encontrar uma solução para que São José volte a crescer e o quadro de queda no emprego seja revertido. Nós buscamos apoio da Câmara porque os vereadores foram eleitos pelo povo e o nosso objetivo é ter o apoio da população para colocar essa agenda em prática”, destacou o diretor regional de São José dos Campos do SindusCon-SP, Mário Cezar de Barros.
O grupo foi recepcionado pelo presidente da Câmara, vereador Shakespeare Carvalho. “A iniciativa do Gedesp dá uma clara demonstração de que a vaidade ou qualquer picuinha política é deixada de lado em prol do crescimento da cidade. Todos nós temos uma grande responsabilidade neste momento em que os problemas econômicos colocam em risco o nível de empregos e o equilíbrio e planejamento das empresas”, enfatizou.
O movimento será lançado oficialmente no dia 16 de novembro, às 8h30, no plenário da Câmara. Segundo o coordenador do Gedesp e representante da Assecon (Associação dos Contabilistas – Regional SJCampos), Ivair de Paula, o grupo foi criado anos atrás com o objetivo de ajudar a cidade a se desenvolver. “Os contadores são balizadores da economia no município e estamos percebendo queda não apenas no emprego, mas nos negócios, muitas empresas estão fechando e deixando a nossa cidade. Queremos encontrar soluções para reverter esse quadro e sair desse cenário de paralisia”, acrescentou.
Para manter o nível de emprego, o grupo também vai concentrar esforços para atrair novos negócios. “Nossa ideia é fazer uma força tarefa para conservar os empregos e aumentar a arrecadação de impostos trazendo novos negócios para o município e fomentando o desenvolvimento”, garantiu o diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP – Regional SJCampos), Almir Fernandes.
A preocupação com os empregos é ainda maior no setor da construção civil. “A cada emprego direto no setor, outros três são gerados. Diariamente estamos falando de demissões e essa agenda nós dá a esperança de que teremos a continuidade da nossa atividade”, completou o presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Paulo Cunha.
Também participaram do encontro os vereadores Rogério Cyborg (PV), Dulce Rita (PSDB), Roberto do Eleven (PP) e Fernando Petiti (PSDB).
O Gedesp é formado pelas seguintes entidades: Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI); Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap); além das unidades regionais da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA); Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD); Associação Paulista de Medicina (APM); Associação dos Contabilistas (Assecon); Ciesp; Fiesp; OAB; SindusCon-SP; e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de São José dos Campos (Sinhores).

Representantes de entidades integrantes do Gedesp e vereadores de São José
Crédito: Jou Reis/ Representantes de entidades integrantes do Gedesp e vereadores de São José