Levantamento da CNI mostra que expectativas não devem melhorar nos próximos meses

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Em junho, a indústria da construção registrou queda do nível de atividade na comparação com o mês anterior. O nível de atividade está muito abaixo do usual, com a utilização da capacidade de operação abaixo do registrado no mesmo mês de anos anteriores.
O longo período de baixa atividade continua a afetar as condições financeiras das empresas, que seguem deterioradas, e o acesso ao crédito permanece muito restrito.
A falta de demanda foi o principal problema enfrentado pelas empresas da construção no segundo trimestre, seguido pela elevada carga tributária e taxas de juros elevadas. Problemas que afetam a saúde financeira das empresas, como inadimplência dos clientes e falta de capital de giro foram mais assinalados que no trimestre anterior.
As expectativas para os próximos meses, que vinham apresentando algum otimismo, não serão melhores em julho. As perspectivas para os próximos seis meses são tão pessimistas quanto no mês anterior.
O nível de atividade permanece muito abaixo do usual. O índice de junho ficou em 27,2 pontos, praticamente estável na comparação com maio (oscilou 0,7 pontos, dentro da margem de erro do índice). O indicador mantém-se distante dos 50 pontos e pouco acima do piso da série, registrado em fevereiro deste ano (25,3 pontos). O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual varia de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam nível de atividade abaixo do usual para o mês. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, mais distante do usual. O percentual de utilização da capacidade de operação (UCO) manteve-se inalterado na comparação com maio, em 56%. A UCO está quatro pontos percentuais inferior à registrada em junho de 2015 e oito pontos percentuais abaixo da média para os meses de junho.
Clique aqui para ler a sondagem na íntegra.

(Informações CNI)