Nível de atividade da construção atingiu o menor nível da série histórica em abril

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Nível de atividade da construção atingiu o menor nível da série histórica em abril

O nível de atividade e o número de empregados na  indústria  da  construção  caíram  em  abril.  O nível de atividade está abaixo do usual e a utilização  da  capacidade  de  operação  atingiu  no mês de abril o menor nível da série histórica.
Por  outro  lado,  parte  das  expectativas  dos  empresários  estão  menos  pessimistas.  Essa  redução do pessimismo tem sido observada nos indicadores  de expectativas do nível de atividade e de compra de insumo e matérias-primas desde fevereiro – com exceção do mês de abril. Entre janeiro e maio, os indicadores apresentaram alta de 2,9 pontos e 3,4 pontos, respectivamente. Os
índices de expectativa variam de 0 a 100 pontos.Valores abaixo dos 50 pontos indicam expectativa de queda. Quanto menor o índice, mais intenso e disseminado é o pessimismo.
índices de expectativa
Atividade e emprego recuam em abril
Os  índices  de  nível  de  atividade e de número de empregados permanecem abaixo de 50 pontos, o que indica queda da atividade e do emprego no mês de abril comparado ao mês anterior. O ritmo de queda, que vinha se  reduzindo  desde  janeiro,  se
intensificou em abril. O indica dor de atividade passou de 37,5 pontos em março para 36,4 pontos em abril, queda de 1,1 ponto. Na  mesma  comparação  o  indicador  de  número  de  empregados reduziu 0,9 ponto, passando de 36,6 pontos para 35,7 pontos.
índice de evolução
Utilização da capacidade de operação atinge mínimo histórico
O nível de atividade em relação ao usual manteve-se praticamente estável em 26,4 pontos na passagem de março para abril. O número situa-se muito abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica que o nível de atividade está bem abaixo do usual para o mês.
A fraca atividade tem reduzido o percentual de utilização da capacidade de operação na indústria da construção. O índice atingiu em abril 54 %, 12 pontos percentuais abaixo de sua média histórica. É o piso da série, iniciada em janeiro de 2012.
Utilização de capacidade
 
Redução do pessimismo na indústria da construção
Todos os índices de expectativas encontram-se abaixo dos 50 pontos, o que indica expectativa de queda do nível de atividade, do número de empregados, das compras de matérias-primas e de novos empreendimentos e serviços. Ressalte-se, contudo, que parte do pessimismo está se reduzindo. Os índices de expectativas do nível de atividade e de compra de insumo e matérias-primas aumentaram 0,9 ponto e 1,4 ponto na passagem de abril para maio atingindo 40,6 pontos e 39,7 pontos, respectivamente.
Ambos os índices mostram tendência de recuperação desde o início de 2016.
Intenção de investimento permanece baixa
A intenção de investimento dos empresários da indústria da construção atingiu pelo terceiro mês consecutivo o piso da série histórica iniciada em novembro de 2013. O indicador passou de 23,4 pontos em abril para 23,2 em maio.
Clique aqui para ter acesso à sondagem completa. 
(informações CBIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo