Workshop Tecnologia para Canteiro de Obras Sustentável vai tratar das emissões ocorridas nos canteiros

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

As diferentes emissões ocorridas em um canteiro de obras e as soluções para reduzir a liberação de resíduos serão discutidas no SindusCon-SP, no próximo dia 22, durante o Workshop Tecnologia para Canteiro de Obras Sustentável de Habitação de Interesse Social.
Os temas das palestras são resultado de estudos feitos pelas universidades Politécnica-USP, UFSCar, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com financiamento da Financiadora de Estudos de Projetos (Finep).
Um dos subprojetos é um estudo sobre a emissão de material particulado nas vizinhanças de canteiros, que será apresentado na palestra do professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP, Francisco Ferreira Cardoso.
Ele vai falar dos três tipos de emissão ocorridos na obra:
– Emissão de partículas menores que 2,5 micrômetros: partículas geradas por queima de combustível)
– MP 10 (material particulado 10): emissão gerada, por exemplo, durante aplicação de revestimento de fachada com argamassa projetada e movimentação de terra.
– Partículas acima de 10 micrômetros
As emissões podem causar problemas respiratórios, alérgicos, além dos incômodos a quem está no entorno da obra. “O objetivo do estudo que eu vou apresentar é mostrar os impactos para que a gerência de obras implemente medidas para conter as emissões, ” explica o professor.
Cardoso lembra que hoje já existem equipamentos de pequeno porte para fazer o monitoramento e controlar as emissões em cada fase da obra: escavação, movimentação de terra (fase crítica); obra bruta (alvenarias e revestimentos) e fase de acabamento (pintura, revestimento de gesso interno). “É importante monitorar cada período da obra para adotar medidas para reduzir as emissões. Orientar os trabalhadores para que mantenham o canteiro mais limpo, molhar a terra quando houver escavação e usar telas durante a obra e sobre caminhões que vão transportar resíduos, já são medidas bastante eficazes”, conta Cardoso.
O workshop Tecnologia para Canteiro de Obras Sustentável de Habitação de Interesse Social, será realizado no SindusCon-SP no dia 22 de fevereiro.
Workshop “Tecnologia para Canteiro de Obras Sustentável de Habitação de Interesse Social”
Data: 22 de fevereiro, das 8h às 13h
Local: SindusCon-SP (rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília)
Conheça a programação.