Conheça novas regras da Cetesb para áreas contaminadas

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Conheça novas regras da Cetesb para áreas contaminadas

O SindusCon-SP, por meio do seus comitês de Meio Ambiente (Comasp) e de Tecnologia e Qualidade (CTQ) realiza no próximo dia 24 de agosto, em São Paulo, o Workshop Técnico Áreas Contaminadas com o objetivo de disseminar a Decisão de Diretoria 038/2017/C, de 7 fevereiro de 2017 da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O documento aborda a aprovação do “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas”, trata da revisão do “Procedimento para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas” e estabelece “Diretrizes para Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental”.
Destinado às empresas ligadas as atividades da construção, incorporação, projetos e áreas contaminadas, além de profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e sustentabilidade, o evento se propõe a apresentar orientações, boas práticas e soluções para reabilitação de áreas contaminadas.
O engenheiro do setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas da Cetesb, Rodrigo Cesar de Araujo Cunha, vai falar sobre a aplicação da Decisão de Diretoria 38/2017/C no setor da construção civil.
No mesmo evento, o mestre em geoquímica ambiental pela Universidade de São Paulo, Rivaldo Mello, vai passar orientações e boas práticas para reabilitação de áreas contaminadas.
O Workshop Técnico Áreas Contaminadas tem o patrocínio da GB Eco Solutions e da OXI Ambiental, e apoio da Cetesb,  ABCR, Abrainc, Abramat, Aelo, Aesas, Apeop, AsBea, CB-02, CBIC, IE, Secovi-SP, Sinicesp e Sinaenco.
Workshop Técnico Áreas Contaminadas
Data: 24 de agosto, das 8h30 às 13h
Local: SindusCon-SP (rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília)
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
8h30 | ABERTURA
JOSÉ ROMEU FERRAZ NETO
Presidente do SindusCon-SP
CARLOS ROBERTO DOS SANTOS
Diretor-presidente da Cetesb
GERALDO DO AMARAL FILHO
Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb
FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO
Vice-presidente do SindusCon-SP e sócio-fundador da Dox Planejamento e Gestão
9h – 10h | PALESTRA
Aplicação da Decisão de Diretoria 38/2017/C Cetesb no setor da construção civil
RODRIGO CESAR DE ARAUJO CUNHA
Engenheiro agrônomo e mestre em Solos pela ESALQ/USP, doutor em Hidrogeologia pelo IGc/USP e engenheiro do setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas da Cetesb
10h – 10h30 | PERGUNTAS
10h30 – 10h45 | COFFEE BREAK
10h45 – 11h30 | PALESTRA
Orientações e boas práticas para reabilitação de áreas contaminadas
RIVALDO MELLO
Geólogo graduado na USP, mestre em geoquímica ambiental pela mesma universidade, MBA executivo em administração de empresas pela FGV, e especialização em energia “Energy within enviromental constraints”, pela Harvard University (Edx) e tesoureiro da AESAS.
11h30 – 12h | CASE 1
Revitalização de áreas contaminadas com combinações de processos térmicos e ISCO
MARTIN BITTENS
Mestre em Ciências pela Universidade Hannover na Alemanha, professor de Legislação Ambiental Aplicada e Remediação de Áreas Contaminadas da Universidade Mackenzie e diretor da GB Eco Solutions
12h – 12h30 | CASE 2
Inovação em remediação química In-Situ
JULIANO DE ALMEIDA ANDRADE
Doutorando em Engenharia Química pela USP, mestre em Química Ambiental pela Unicamp, graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Uberlândia e presidente da Oxi Ambiental

12h30 – 13h | DEBATE
Moderador FABIO VILLAS BOAS
Coordenador do Comasp e diretor da Tecnisa S.A.
13h | ENCERRAMENTO