WWF-Brasil lança vídeo no GBC sobre uso da madeira na construção civil

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

WWF-Brasil lança vídeo no GBC sobre uso da madeira na construção civil

Lançado pelo WWF-Brasil no stand do Programa Madeira é Legal, durante a Expo Green Building Brasil (GBC), o vídeo “Por que usar madeira na construção civil?”, propõe a utilização de madeira proveniente de manejos sustentáveis, mostrando que isso contribui para a preservação das florestas.
A coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp), Lilian Sarrouf, falou da importância de o WWF-Brasil promover o uso da madeira, de forma responsável, na construção civil. “A participação de uma ONG tão bem conceituada ajuda o setor a melhorar as questões relacionadas à cadeia produtiva. A ideia que o vídeo transmite surgiu nas reuniões do Madeira é Legal, que desde 2009 vem difundindo essa ideia,” conta Lilian.
O vídeo é uma das cinco animações e faz parte de uma série chamada “Tudo o que você queria saber sobre madeira, mas não tinha a quem perguntar”. O objetivo é incentivar o uso sustentável da madeira na construção. O material tem pouco mais de dois minutos, produzido em linguagem simples, para atingir a todos os públicos. Nele são enumeradas as diversas razões pelas quais construir com madeira pode ser mais vantajoso para construtoras, incorporadoras e empreiteiras.
O secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto, falou que o consumo de madeira na construção tem implicações estéticas, mas também ambientais, já que a madeira mantém o carbono que seria lançado na atmosfera, “aliviando” os prejuízos das mudanças climáticas.
“Precisamos dar opções aos consumidores, mostrar o que existe, mostrar as diferentes espécies de madeira e como elas podem ser utilizadas tanto na construção de larga escala quanto para a confecção de móveis e objetos. Mudança de hábito de consumo e de cultura não é fácil, mas precisamos estimular este mercado”, explicou.
O stand do Madeira é Legal ofereceu palestras para os visitantes da Expo GBC. Uma delas foi sobre o projeto “Acre, Made in Amazonia”, que é o único projeto brasileiro para a produção de móveis de madeira maciça com certificação FSC ® (Forest Stewardship Council) e FSC Comunitário; ou seja, que gera benefícios e renda para pequenos produtores ou comunidades que extraem sua renda das florestas acreanas. O projeto tem participação da POLI.design, Consórcio do Politécnico de Milão, Itália.O stand recebeu palestras técnicas com profissionais renomados como o engenheiro Hélio Olha e o arquiteto Marcelo Aflalo.
O SindusConSP é signatário do Programa Madeira é Legal e é apoiador da participação do Programa na Expo GBC 2016. Outras informações sobre o programa podem ser conhecidas em: madeiraelegal.com.br.

Assista o vídeo Por Que Usar Madeira na Construção Civil?
WWF-Brasil no SindusCon-SP
O SindusCon-SP recebeu no início do mês, o CEO do WWF-Brasil, Carlos Nomoto e o líder de florestas da Superintendência de Conservação, Marco Lentini. No encontro o sindicato apresentou as ações do Comasp ao representante da ONG no país.
A aproximação entre o sindicato e a ONG reforça o compromisso da indústria da construção civil com a preservação do meio ambiente. A ideia da parceria é desenvolver ações conjuntas voltadas aos temas Mudanças Climáticas e Pegada Hídrica.
O SindusConSP e o WWF-Brasil têm uma parceria no âmbito do Programa Madeira é Legal, que resultou na capacitação das construtoras e na publicação Aquisição Responsável de Madeira na Construção Civil.

Expo GBC
O lançamento do vídeo ocorreu no primeiro dia da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo (GBC), a maior feira sobre construção sustentável da América Latina, que reúne arquitetos, engenheiros, construtores e outros profissionais ligados à construção civil.
A Expo GBC aconteceu de 09 a 11 de agosto, na São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes).

(Com informações da Communications Officer – Amazon Programme)