MegaSipat reúne mais de 150 pessoas em Sorocaba

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

MegaSipat reúne mais de 150 pessoas em Sorocaba

Mais de 150 pessoas participaram da 18ª edição da Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (MegaSipat) em Sorocaba dia 6 de outubro. Realizado no Centro de Atividades (CAT) “Senador José Ermírio de Moraes” do Sesi-SP, o evento desenvolveu atividades com foco na qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil, complementando a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat) das empresas participantes.
Mega Sipat Sorocaba 2017Para o diretor da Regional do SindusCon-SP em Sorocaba, Elias Stefan Junior, a MegaSipat é um momento do trabalhador adquirir mais conhecimento sobre saúde e segurança do trabalho e que possa replicar aos seus familiares. “Essa conscientização é o que faz com que tudo melhore. Mesmo com crise, estamos conseguindo, em um esforço conjunto com nossos parceiros, fazer com que todos esses benefícios continuem acontecendo. Estamos fazendo o máximo possível para mudarmos essa conjuntura econômica e vamos sempre trabalhar em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, representado pelo Vitorino Gabriel, pois somos uma única força”, enfatizou o diretor.
A abertura contou com a participação do diretor do Senai Sorocaba, Jocilei Oliveira, e do consultor de Relacionamento com as Empresas do Seconci-SP, Elezir Rogério Rocha.
Mega Sipat Sorocaba 2017_circuito saúde_teste glicemiaA MegaSipat começou com o circuito saúde, no qual cada trabalhador pôde aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e de acuidade visual. Segundo a gerente de enfermagem do Seconsi-SP, Gisele Batistini, no circuito saúde foi possível identificar quem tem problema de hipertensão, diabetes e de acuidade visual, e encaminhar os trabalhadores para tratamento.“A partir dessa ação fazemos um mapeamento da saúde do trabalhador e focamos na questão da prevenção. Existem alguns fatores que contribuem para uma piora da condição da saúde, como por exemplo, o aumento da hipertensão. O estresse, a má da alimentação, a falta de qualidade do sono, entre outros, são fatores que acarretam risco de infarto ou derrame. Por isso, esse trabalho é muito importante para identificar essas pessoas, encaminhar para tratamento médico e alertá-las para que pessoas passem a se preocupar mais com a saúde e com a qualidade de vida”, explicou.
Para o carpinteiro Roney Carlos Pasquetto, o circuito saúde foi importante no sentido identificar um problema de acuidade visual. “Este é o segundo ano que participo e acho necessário fazer essa checagem todos os anos. Vou cuidar do problema da visão, mas o restante está tudo bem”, comemorou.
Animação não faltou para as equipes que participaram das atividades de aquecimento aplicadas pela educadora física do Sesi Sorocaba, Flávia Oliveira. Os trabalhadores também puderam participar da palestra “Saúde do Homem”, ministrada pela médica e nutróloga, Carolina Piffer Mello.
Mega Sipat Sorocaba 2017_estação educação financeiraNa sequência, divididos em grupos, receberam orientação financeira e passaram por uma reciclagem sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O diretor do Sesi Sorocaba, Julio Cesar Martins, aproveitou o momento e fez um convite aos trabalhadores presentes. “Os colaboradores da indústria da construção civil podem se associar e utilizar o clube do Sesi Sorocaba e Votorantim. Também podem pleitear uma vaga na escola”, explicou.
Veja aqui o álbum de fotos completo.
(Carla Acquaviva)