2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Academia

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Academia

A vencedora da categoria Academia do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da professora doutora do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Regina Ruschel.
Segundo o corpo de jurados, a escolha da universidade se deu “por suas ações pioneiras, pela maturidade na implantação de BIM no currículo e pela disseminação em diversas disciplinas”.
Regina RuschelAo longo de 10 anos, a FEC passou a integrar o BIM em seis disciplinas de graduação e em uma da pós-graduação nos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo. “Foram anos de seminários, oficinas, práticas, projetos. Acredito que a diversidade na maneira de ensinar nos deu esse prêmio”, comenta Regina.
A diversidade citada pela professora dá aos alunos diferentes visões sobre o uso do BIM. Para uma das disciplinas, por exemplo, “CAD Aplicado ao Projeto de Arquitetura”, alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo veem a abordagem CAD 4D na teoria e na prática.
A primeira estratégia foi desenvolvida por meio de aulas expositivas para apresentar a teoria associada ao CAD 4D. Em um momento seguinte os alunos realizam atividades em laboratório, com as ferramentas Project Point & Buzzsaw. A participação ativa dos estudantes, em equipe, era sempre em duplas, com um aluno de cada curso. Eles desenvolviam um modelo 3D em CAD e geravam uma simulação 4D.
(Andrea Ramos Bueno)
Saiba mais:
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Contratante