2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Fornecedor

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Fornecedor

A vencedora da categoria Fornecedor do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP foi a Duratex – Divisão Deca por disponibilizar biblioteca aberta, para várias plataformas, adotando processo de desenvolvimento participativo e melhorando o produto a cada nova versão.
Erica Bonilia QueirozA criação do acervo surgiu da necessidade de atender parceiros da empresa como construtoras, engenheiros e arquitetos. Várias reuniões com clientes foram feitas até que se chegasse a um consenso sobre o material que deveria conter a biblioteca. “Fizemos um processo participativo. Foram várias entrevistas, encontros com clientes de toda a cadeia para atender os nossos usuários”, explica a engenheira de aplicação da empresa Erica Bonilia Queiroz.
As discussões sobre a necessidade de criar a biblioteca Deca | BIM tiveram início entre 2010 e 2011. Em 2013 o conteúdo estava aberto para o público.
Segundo Erica, a principal lição é que o planejamento é o melhor caminho para a obtenção do sucesso. “A biblioteca tem que estar em um processo permanente de avaliação, prevendo atualizações e melhorias, a fim de atender às expectativas dos atuais e novos usuários, cada um com necessidades específicas.”
A biblioteca Deca | BIM pode ser vista de duas maneiras: download de um único arquivo, contendo todas as famílias, organizadas em pastas de acordo com o tipo e linha de produto, ou download pontual de cada item (cada produto tem uma aba com os arquivos correspondentes, como manual de instalação, família BIM, bloco Cad, entre outros detalhes.
Segundo a engenheira de aplicação da Deca, a criação e o compartilhamento desse conteúdo fizeram com que o relacionamento com os clientes ficasse mais estreito, além de a empresa ter atendido às necessidades de um grupo do mercado. “Haviam clientes que já trabalhavam com BIM, mas não tinham subsídios dos fornecedores quanto às bibliotecas.”
Ao envolver as empresas parceiras nesse processo a Deca reforçou a imagem da marca como pioneira setorial, sendo a primeira empresa brasileira de louças e metais sanitários a disponibilizar modelos para BIM. Em média, são realizados 500 downloads mensais da biblioteca.
Hoje acessível em Revit e Vectorworks, a empresa planeja o desenvolvimento de famílias em outras plataformas significativas para o mercado, como na extensão IFC.
(Andrea Ramos Bueno)
Saiba mais:
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP divulga seus vencedores em cinco categorias
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Construtor
2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP – Categoria Contratante