Seminário Internacional BIM

8º Seminário Internacional BIM terá como tema central inovação e a implantação da ferramenta

Convidados vão falar sobre a revolução digital e os seus impactos na construção civil

Por Enzo Bertolini 06/10/2017 14:00:47

Principal promotor do BIM no Brasil, o SindusCon-SP, realiza dia 26 de outubro na capital paulista o 8º Seminário Internacional BIM, tendo como tema central inovação e a implantação de BIM.

O BIM como inovação disruptiva será o tema do primeiro painel do dia com o head & partner de Transformação Digital e Economia da KICK Ventures e vice-presidente de Inovação do Instituto Smart City Business America, Cezar Taurion, que vai falar sobre a revolução digital e os seus impactos na construção civil.

“Várias grandes empresas no passado, líderes de seu segmento, entraram em declínio por não perceberem inovações disruptivas em andamento, o que as levou ao fechamento”, afirma o coordenador de Conteúdo do Seminário Internacional BIM, Eduardo Toledo. “Inovações como o BIM são inexoráveis. Substituem tecnologias anteriores por terem melhor desempenho com menor custo. Vence quem as incorpora antes e sucumbem os que não percebem a onda chegar.”

No período da tarde, o 8º Seminário Internacional BIM terá apresentações didáticas e debates com líderes sobre as diferentes estratégias para implantação de BIM. Experiências práticas e lições aprendidas serão compartilhadas, permitindo uma compreensão clara dos passos e desafios para uma implantação exitosa de BIM.

O 8º Seminário Internacional BIM é uma realização do SindusCon-SP, por meio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Comitê de Meio Ambiente (Comasp) e da Totvs. O evento conta o patrocínio da Autodesk, BIMobject e Totvs.

Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP
Como parte do seminário, também serão conhecidos os vencedores do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação em gestão da construção do Brasil. Promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.

Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.

Conheça os finalistas aqui.

8º Seminário Internacional BIM e 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP
Data: 26 de outubro, das 8h às 19h
Local: Auditório da Totvs (avenida Braz Leme, 1000 – Casa Verde)
Inscrições presenciais: https://goo.gl/dx44SD
Inscrições online: https://goo.gl/Uq8VJq
Mais informações: http://eventos.sindusconsp.com.br/seminariobim2017

Confira a programação completa*:

8h | CREDENCIAMENTO

8h30 | ABERTURA
JOSE ROMEU FERRAZ NETO, presidente do SindusCon-SP

PAULO SANCHEZ, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Sinco Engenharia

PAINEL I: BIM como inovação disruptiva
8h50 – 9h40 | PALESTRA: A REVOLUÇÃO DIGITAL E OS SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CEZAR TAURION, head & partner de Transformação Digital e Economia da KICK Ventures e vice-presidente de Inovação do Instituto Smart City Business America

9h40 – 10h05 | PALESTRA TOTVS
A solução de BIM da TOTVS

10h05 – 10h30 | PALESTRA AUTODESK
FÁBIO LUIZ GOMES, Gerente técnico de contas da Autodesk

10h30 – 11h | DEBATE COM PÚBLICO
Coordenador: EDUARDO TOLEDO, professor doutor da Universidade de São Paulo

11h – 11h20 | COFFEE-BREAK

11h20 – 11h50 | MESA 1: BIM E O PAPEL DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

SERGIO SCHEER, pesquisador Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da UFPR e Coordenador do Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação (GT.TIC) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)

JOSÉ RENATO SANTIAGO, consultor e administrador do site Jrsantiago e professor de MBA e pós-graduação

FABIO VILLAS BÔAS, coordenador do Comasp e diretor da Tecnisa S.A.

ROBERTO KLEIN, arquiteto e consultor de Tecnologia na implantação, treinamento e desenvolvimento de sistemas de CAD

11h50 – 12h40 |DEBATE COM PÚBLICO
Coordenadores
EDUARDO TOLEDO, professor doutor da Universidade de São Paulo