A importância do conforto térmico e muito mais

Publieditorial LG

Por Publieditorial LG

A importância do conforto térmico e muito mais

Você sabia que somente a temperatura não é fator suficiente para conforto térmico? Intuitivamente, nós até diferenciamos entre tempo abafado e quente ou entre mormaço e calor, mas nem todos sabem que a umidade é fundamental para climatização.
Os quatro fatores ambientais de conforto térmico são temperatura, umidade, velocidade do ar e radiação térmica, mas cada um desses itens, afeta a percepção dos demais.
Em casos de umidade mais baixa, nós aceitamos temperaturas mais elevadas, mas, naturalmente, umidades baixas demais causam outros problemas, como problemas respiratórios devido ao ressecamento excessivo. De forma similar, uma velocidade do vento maior tende a compensar o incomodo vindo de umidade mais altas. Mas também há um limite, pois, velocidade do vento muito elevada, é certamente um transtorno.
Como a umidade é importante para o conforto, também é necessário que ela seja considerada no projeto de ar condicionado. Inclusive, parte dos BTUs/h de um ar condicionado, será justamente dedicado somente à remoção de umidade do ambiente.
No entanto, essa parcela da capacidade do ar condicionado que remove a umidade depende de fatores da própria construção do ar condicionado, e assim, não é alterado facilmente. Não é à toa, que com frequência os usuários reclamam de ressecamento da pele ou dos olhos quando o ar está ligado, afinal, o ar é dimensionado para casos mais extremos (e mais úmidos), mas as vezes o ar condicionado também é usado em situações menos severas, e isso leva a essa secura excessiva.
Um bom exemplo são os quartos de hotéis, que precisam atender tanto o uso diurno, com alguém trabalhando por exemplo, quanto o uso diurno, com a pessoa dormindo, e consequentemente gerando menos umidade. Durante o dia, o ar condicionado não incomoda, mas a noite, as narinas e olhos acabam ficando secos.
MULTI_V_5Para resolver esses problemas, a LG desenvolveu uma tecnologia inovadora para o Multi V 5 chamada de Dual Sensing Control. Ao contrário da grande maioria dos sistemas, que enxergam apenas a temperatura e por isso podem deixar os ambientes muito secos (ou mesmo muito úmidos), o Multi V 5 leva em consideração a mediação da umidade, feita em tempo real, para ajustar o funcionamento do sistema.
Quando a umidade está alta, o ar condicionado trabalha para resfriar e retirar a umidade rapidamente, chegando a condições de conforto logo. Nos casos em que a umidade baixa, a atuação da climatização fica mais suave, evitando o ressecamento excessivo do ar. Esse controle, que atua nas condições do refrigerante, compensa justamente as características de construção do ar condicionado, tornando o sistema de climatização adaptável às diversas condições do dia e do ano.
E o melhor, é que o Dual Sensing Control permite ainda economia de energia. Na maioria dos casos, a diminuição da umidade por parte do ar condicionado (ou em casos onde ela ocorra naturalmente) permite que o sistema opere com mais frequência de forma suave, economizando energia.
Estudos mostram que em Manaus (a capital mais úmida), esperamos uma redução de consumo de 17%. Já em Brasília (capital naturalmente mais seca), a redução esperada fica em incríveis 32%. São Paulo, que tem um clima similar ao de Brasília, tem redução esperada de 31%. Dessa forma, podemos aliar conforto melhorado, com economia de energia.

Climatização, muito além do que você imagina.