A importância do planejamento na implantação do BIM na construtora

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

A importância do planejamento na implantação do BIM na construtora

Reconhecida por engenheiros, arquitetos e profissionais da construção como uma metodologia que altera os paradigmas do planejamento e desenvolvimento de um projeto de construção, o Building Information Modeling (BIM) ainda apresenta alguns desafios para empresas brasileiros em seu processo de implantação.
David PintoO 8º Seminário Internacional BIM vai abordar o assunto na palestra do consultor David Silva no painel Desafios da implementação do BIM. “A conversa com o público do evento dará maior clareza àquelas construtoras que já optaram por trabalhar com a modelagem”, afirma.
Após a palestra do consultor David Silva, haverá a apresentação de dois cases de implantação do BIM. A desenvolvedora de Negócios da BIMobject no Brasil, Mariana Macedo, vai apresentar o processo da empresa.
Na sequência, a gerente de Processos BIM da Athié|Wohnrath, Joyce Delatorre, que vai mostrar quais foram os avanços, usos e benefícios obtidos com a modelagem, desde as etapas de projeto até as de orçamento e compras.
O 8º Seminário Internacional BIM é uma realização do SindusCon-SP, por meio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Comitê de Meio Ambiente (Comasp) e da Totvs. O evento conta com o patrocínio da Autodesk, BIMobject e Totvs.
Acompanhe aqui os principais trechos da conversa com David:
SindusCon-SP: No atual cenário, em que a construção civil vê números discretos sobre uma possível recuperação, há interesse em implantar BIM?
David Silva:
Há sim. Do fim de 2014 até meados de 2015, minha consultoria fazia seis implantações simultaneamente – o que é um número bem expressivo. Do segundo semestre de 2015 até poucos meses atrás, a procura foi praticamente nenhuma. Atualmente, estou atendendo uma construtora e uma empresa de projetos Está voltando a haver demanda.
SindusCon-SP: Os números dos últimos meses mostram uma discreta melhora em alguns aspectos. A que o senhor atribui essas contratações recentes já que a implantação exige investimentos?
DS: Atribuo a uma visão de alguns empresários que enxergam duas das várias vantagens da utilização do BIM: redução do tempo de execução da obra e também do desperdício. Ou seja, há ganhos reais com o BIM.
SindusCon-SP: Qual é a necessidade de contratar uma empresa para conduzir o processo de implantação do BIM?
DS:
Eu divido a implantação em seis fases: planejamento (entendimento dos processos da empresa); orientação dos profissionais (como cada área deve atuar diante de uma nova ferramenta de trabalho); tecnologia customizada (minha equipe adapta o BIM aos métodos e necessidades de cada empresa); treinamento (o início da prática); projeto piloto (todos agem como se estivessem atendendo um cliente real) e a etapa de suporte. Minha empresa fica disponível pelo período de seis meses a um ano, para dar suporte a possíveis dúvidas e necessidade do nosso cliente. Até a fase do projeto piloto são necessários seis meses de trabalho com a empresa. Depois disso ela anda sozinha, mas pode contar com um período de consultoria.
SindusCon-SP: Em termos práticos, o que pode acontecer se essa implantação não seguir esses passos?
DS:
É um erro muito grande, mas bastante comum, a construtora contratar em BIM, sem saber o que fazer quando o projeto chega. É necessário se qualificar primeiro. O conceito BIM é universal, mas cada empresa e projeto têm suas especificidades.
Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP
Como parte do seminário, também serão conhecidos os vencedores do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação em gestão da construção do Brasil. Promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.
Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.
Conheça os finalistas aqui.
8º Seminário Internacional BIM e 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP
Data: 26 de outubro, das 8h às 19h
Local: Auditório da Totvs (avenida Braz Leme, 1000 – Casa Verde)
Inscrições presenciaishttps://goo.gl/dx44SD
Inscrições onlinehttps://goo.gl/Uq8VJq
Mais informaçõeshttp://eventos.sindusconsp.com.br/seminariobim2017
Confira a programação completa*:
8h | CREDENCIAMENTO
8h30 | ABERTURA
JOSE ROMEU FERRAZ NETO, presidente do SindusCon-SP
PAULO SANCHEZ, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Sinco Engenharia
PAINEL I: BIM como inovação disruptiva
8h50 – 9h40 | PALESTRA: A REVOLUÇÃO DIGITAL E OS SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CEZAR TAURION, head & partner de Transformação Digital e Economia da KICK Ventures e vice-presidente de Inovação do Instituto Smart City Business America
9h40 – 10h05 | PALESTRA TOTVS – A solução de BIM da TOTVS
PETRUS JÚNIOR EVANGELISTA, T. Leader do Segmento de Construção e Projetos TOTVS S/A
10h05 – 10h30 | PALESTRA AUTODESK – Inovação, diferencial estratégico de competitividade
FÁBIO LUIZ GOMES, gerente técnico de contas da Autodesk

10h30 – 11h | DEBATE COM PÚBLICO
Coordenador: EDUARDO TOLEDO, professor doutor da Universidade de São Paulo
11h – 11h20 | COFFEE-BREAK
11h20 – 11h50 | MESA 1: BIM E O PAPEL DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
SERGIO SCHEER, pesquisador Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da UFPR e Coordenador do Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação (GT.TIC) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
JOSÉ RENATO SANTIAGO, consultor e administrador do site Jrsantiago e professor de MBA e pós-graduação
FABIO VILLAS BÔAS, coordenador do Comasp e diretor da Tecnisa S.A.
ROBERTO KLEIN, arquiteto e consultor de Tecnologia na implantação, treinamento e desenvolvimento de sistemas de CAD
11h50 – 12h40 | DEBATE COM PÚBLICO
Coordenadores
EDUARDO TOLEDO, professor doutor da Universidade de São Paulo