Seminário

8º SEMINÁRIO BIM – MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO e 2º PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM *ONLINE*

bim

Com o intuito de promover o avanço tecnológico do setor, o SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e o Comitê de Meio Ambiente (COMASP),  realizará no dia 26 de outubro de 2017, o 8º Seminário Internacional BIM – Modelagem da Informação da Construção e o 2º Prêmio de Excelência BIM.

Este ano, o tema central será Inovação e a Implantação de BIM. Pretendemos levar esta temática ao público do evento, de forma didática e esclarecedora.

Várias grandes empresas no passado, líderes de seu segmento, entraram em declínio por não perceberem inovações disruptivas em andamento, o que as levou ao fechamento. Algumas chegaram ao ponto de engavetar inovações desenvolvidas por elas mesmas, pelo receio de que seu mercado de atuação seria negativamente afetado: inútil, pois concorrentes introduziram as mesmas tecnologias pouco depois, levando esses pioneiros amedrontados ao mesmo destino – a falência. Essa é uma das características das inovações disruptivas: são inexoráveis. Substituem tecnologias anteriores por terem melhor desempenho com menor custo. Vence quem as incorpora antes. Sobrevive quem as adota a tempo. Sucumbem os que não percebem a onda chegar.

Palestra, apresentação de case e mesa de debate no evento deste ano vão mostrar como o BIM é uma inovação disruptiva na indústria da construção, e a importância da adoção deste processo no país.  Amplo debate permitirá ao público esclarecer suas dúvidas e expor seus pontos de vista.

Aqueles que forem despertados pelo chamado urgente das inovações disruptivas mostradas na manhã do evento, serão à tarde brindados com apresentações didáticas e debates com líderes sobre as diferentes estratégias para implantação de BIM. Experiências práticas e lições aprendidas serão compartilhadas, permitindo uma compreensão clara dos passos e desafios para uma implantação exitosa de BIM.

Diretores, gerentes, engenheiros e arquitetos de empresas de projeto, incorporadoras, construtoras, gerenciadoras, fabricantes de componentes e sistemas construtivos e de empresas contratantes de serviços de engenharia e construção; professores e pesquisadores da área de tecnologia da informação BIM, alunos de graduação e pós-graduação de engenharia civil, arquitetura e tecnologia de edificações.

*PROGRAMAÇÃO

8h | CREDENCIAMENTO
8h30 | ABERTURA
| JOSÉ ROMEU FERRAZ NETO, Presidente do SindusCon-SP
| PAULO SANCHEZ, Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP
e Diretor da Sinco Engenharia

8h50 – 12h40 PAINEL I: BIM COMO INOVAÇÃO DISRUPTIVA
8h50 – 9h40 | PALESTRA
A revolução digital e os seus impactos na construção civil
| CEZAR TAURION, Head & Partner de Transformação Digital & Economia da KICK Ventures e Vice-presidente de Inovação do Instituto Smart City Business America

9h40 – 10h05 | PALESTRA TOTVS
A solução de BIM da TOTVS

10h05 – 10h30 | PALESTRA AUTODESK
10h30 – 11h | DEBATE COM PÚBLICO
Coordenador
11h – 11h20 | COFFEE-BREAK
11h20 – 11h50 | MESA I
BIM e o papel da inovação na construção
| SERGIO SCHEER, Pesquisador Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da UFPR e Coordenador do Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação (GT.TIC) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
| JOSÉ RENATO SANTIAGO, Consultor e administrador do site Jrsantiago e Professor de MBA e Pós-graduação
| FÁBIO VILLAS BÔAS, Coordenador do COMASP e Diretor da Tecnisa S.A.
| ROBERTO KLEIN, Arquiteto e consultor de tecnologia na implantação, treinamento e desenvolvimento de sistemas de CAD

11h50 – 12h40 | DEBATE COM PÚBLICO
Coordenadores
| EDUARDO TOLEDO, Professor Doutor da Universidade de São Paulo