Curso

Curso Presencial: Maturidade e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade voltados aos gestores da qualidade

Objetivo:

Este treinamento reúne todos os assuntos que um Gestor da Qualidade deve conhecer para desempenhar sua função e obter excelentes resultados com a Gestão da Qualidade.

Você pode assistir este curso on-line. Clique aqui para mais informações!

Conteúdo Programático:

• Atuação eficiente dos RDs – Aspectos técnicos das normas e atitudes comportamentais
• Manutenção do SGQ – Como desenvolver um monitoramento eficaz da aderência dos Processos do SGQ
• Melhoria Contínua – Como estimular o time na geração de ideias
• Ações corretivas, preventivas e de Melhoria Contínua – Ferramentas de implantação simples.
• Lições Aprendidas: O que é, benefícios e como implantar de forma prática.
• Análise de Riscos – O que é e como pode ser implantada para que a sua empresa tenha uma Gestão voltada para a Prevenção.
• Como preparar uma boa pauta da Reunião de Análise Crítica conforme recomenda a ISO 9004
• Indicadores – Como estabelecer uma rede de indicadores que efetivamente meçam a eficácia e eficiência dos processos
• Auditorias Internas – Conformidade x Eficácia: Entenda a diferença, o que cada uma tem como propósito e como implantar auditorias por processos que tenham como resultado a avaliação da eficácia do SGQ.
• Mapeamento de processos – Como realizá-lo e porque.
• Clientes Internos – Quem são, o que esperam, como ouvi-lo, e como utilizar as necessidades e expectativas no aprimoramento do SGQ.
• Planejamento da Qualidade das Obras (PQO) – Como implantar um PQO que seja utilizado como uma ferramenta efetiva do planejamento operacional da Obra.
• Feedback – Como utilizar esta ferramenta ao seu favor.
• Agenda da Qualidade: Como desenvolvê-la adequadamente
• Documentação do SGQ: Formatos, benefícios e como trazer leveza e objetividade.
• Reuniões: Como conduzir reuniões eficientes
• Marketing Interno e Comunicação: Como utilizar estas ferramentas a favor do SGQ.
• Treinamento x Conscientização: Entenda a diferença e como aplicar adequadamente cada uma.
• Benchmarking – Como aplicá-lo
• Alta Direção: O que, porque e como criar um “report” na linguagem e conteúdo adequados.
• ISO 9001 – Versão 2015 – Conheça as principais tendências e dicas de como fazer uma boa
transição da versão 2008 para a versão 2015.

Gestores e demais colaboradores da Área da Gestão da Qualidade das Organizações que queiram aprimorar a sua atuação ou pessoas que desejam atuar na área da qualidade.

Corpo Docente:

Lucedile Antunes

Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV). Iniciou sua carreira profissional em 1993, adquirindo experiência no dia a dia do canteiro de obras. Desde o ano 2000, atua como auditora líder para certificadoras internacionais, totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e práticas. Em 2008 fundou a L. Antunes Consultoria, empresa de consultoria em “Processos” e “Pessoas”. É Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching PROtitute em curso aprovado pelo ICF – International Coach Federation. Na área social, atuou como consultora executiva social no GESC – Gestão para Organizações da Sociedade Civil, filiado à FIA – USP, de forma voluntária, ajudando organizações na melhoria e profissionalização da sua gestão e também na Junior Achievement no programa “Mini Empresas” que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.