Curso

Curso Presencial: Treinamento prático para Auditores Internos – foco na avaliação da eficácia do processo.

Objetivo:

Capacitar os colaboradores a atuarem como auditores internos.

Conteúdo Programático:

• Conceitos básicos e definições (ISO 9000 / ISO 9001 / ISO 9004 / Ciclo PDCA / Princípios da
Qualidade)
• Reflexão sobre a importância de se realizar auditorias internas.
• ISO 9001 – Estrutura e uma visão geral dos requisitos.
• Requisitos da ISO 9001:2008 e ISO 19011:2002 para o processo de auditorias.
• Responsabilidades e Comportamentos do Auditor Interno.
• Foco da Auditoria Interna na melhoria e Desenvolvimento do SGQ.
• Abordagem da nova programação das Auditorias Internas com foco nos objetivos do
Programa.
• Auditoria por Processo – Como avaliar a sua eficácia.
• Como preparar uma boa lista de verificação para auditoria.
• Etapas para se executar a auditoria.
• Desafio do Auditor.
• Técnicas de Entrevista.
• Como preparar o relatório da auditoria – Importância da Comunicação.
• Novo modelo do relatório da Auditoria Interna.
• Conceito de Conformidade, Não conformidade (Real e Potencial), Evidência de Auditoria,
Conclusão de Auditoria e Clientes da Auditoria.
Como descrever não conformidades reais e potenciais e oportunidades de melhoria.
• O papel do Auditor e Auditado.

Todos os colaboradores de organizações interessadas.

Corpo Docente:

Lucedile

Lucedile Antunes

Engenheira Civil pela FEI com pós-graduações nas áreas de gestão ambiental (FEI), responsabilidade social (USP) e gestão para excelência do desempenho (FGV), excelência em gestão de pessoas (Disney Institute), empreendedorismo (Endeavor), andragogia (Secovi), mapeamento de processos (FPNQ). Auditora líder de certificadoras internacionais (LRQA e DNV GL), nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e PBQP-H totalizando desde então, mais de 800 auditorias realizadas em sistemas de gestão, para organizações de diversos segmentos e portes, permitindo desta forma uma visão ampla de processos e melhores práticas. Consultora em processos e pessoas e Instrutora da L. Antunes Consultoria em diversos treinamentos comportamentais e de gestão empresarial, Instrutora do Sinduscon-SP, Coach Executiva e Life Coach formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute com credenciamento ACC pela ICF – International Coach Federation, Autora de artigos sobre gestão e Voluntária na Junior Achievement no programa mini empresas que tem como objetivo, despertar o espírito empreendedor nos jovens.