Workshop Técnico: Áreas Contaminadas Campinas

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), por meio dos Comitês de Meio Ambiente e de Tecnologia e Qualidade, realizará o Workshop Técnico de Áreas Contaminadas, no dia 25 de setembro de 2017, das 8h às 12h30, no Centro de Convenções Condomínio Praça Capital – Avenida José Rocha Bonfim, 214 – Jardim Santa Genebra – Campinas – SP.

Objetivo:

Disseminar a Decisão de Diretoria 038/2017/C, de 7 fevereiro de 2017 da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, que dispõe sobre a aprovação do “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas”, da revisão do “Procedimento para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas” e estabelece “Diretrizes para Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental”.

Apresentar orientações, boas práticas e soluções para reabilitação de áreas contaminadas.

Empresas ligadas às atividades da construção, incorporação, projetos e áreas contaminadas.

Profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e sustentabilidade.

Associado/ Apoiador/ Estudante/ Professor: R$ 65,00
Não associado: R$90,00

8h | CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

8h30 | ABERTURA
• MARCIO BENVENUTTI
Diretor regional do SindusCon-SP – Campinas
• GERALDO DO AMARAL FILHO
Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB

9h – 10h00 | PALESTRA
Aplicação da Decisão de Diretoria 38/2017 CETESB no setor da construção civil

• RODRIGO CESAR DE ARAUJO CUNHA
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Solos pela ESALQ/USP, Doutor em Hidrogeologia pelo IGc/USP e Engenheiro do Setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas
da CETESB.

10h – 10h50 | PALESTRA
Orientações e boas práticas para reabilitação de áreas contaminadas

• RIVALDO MELLO
Geólogo graduado na USP, mestre em geoquímica ambiental pela mesma universidade, MBA executivo em administração de empresas pela FGV, especialização em energia “energy within enviromental constraints”, Harvard University (Edx).

10h50 – 11h20 | CASE
Inovação em Remediação Química In-Situ

• JULIANO DE ALMEIDA ANDRADE
Doutorando em Engenharia Química pela USP, Mestre em Química Ambiental pela UNICAMP, graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Uberlândia e Presidente da Oxi Ambiental.

11h20 – 11h50 | CASE
Revitalização de Áreas Contaminadas com combinações de processos térmicos e ISCO

• GERNOT BEUTLE
Engenheiro Elétrico pela BULME Graz, Pós-graduado em administração pela FGV, Diretor comercial GB Eco Solutions e membro da diretoria da AESAS.

11h50 – 12h20 | DEBATE
• Moderador MARCIO BENVENUTTI
Diretor regional do SindusCon-SP – Campinas

12h20 | ENCERRAMENTO