Agopyan toma posse como reitor da USP

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Agopyan toma posse como reitor da USP

Em solenidade que lotou o Auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes, os professores doutores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes tomaram posse, respectivamente, como reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo para o quadriênio 2018-2021. O vice-presidente do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, representou o presidente José Romeu Ferraz Neto no evento.
Vahan AgopyanSempre muito próximo ao SindusCon-SP, o engenheiro civil Vahan Agopyan contribuiu para o desenvolvimento da engenharia civil brasileira e foi colunista de Tecnologia e Qualidade da revista Notícias da Construção da entidade.
Na solenidade, o governador Geraldo Alckmin expressou orgulho pelos benefícios trazidos pela USP ao Estado. “Com a nova gestão e esse time campeão, a USP continuará a vencer, pelo bem de São Paulo e do Brasil”, disse.
Ao discursar, Agopyan elogiou as realizações do reitor Marco Antonio Zago, a quem sucede, especialmente pela administração da crise financeira da universidade. “A autonomia da instituição permitiu a superação do descontrole sem maiores traumas, em prazo relativamente curto”, comentou.
Para o novo reitor, as ações de austeridade adotadas, como demissões voluntárias, congelamento de contratações e obras e redução das atividades do Hospital Universitário, não comprometeram a qualidade de pesquisa e ensino da instituição.
Ele ainda considerou imprescindível a aproximação da universidade com a sociedade, “importante para a rápida transferência dos conhecimentos para o público”. E se comprometeu em manter a USP como “uma universidade pública focada na excelência e cada vez mais diversa, inclusiva, interdisciplinar e comprometida com sua contínua inserção social”.
O crescimento da folha de pagamento tem comprometido praticamente a totalidade dos recursos que o Tesouro estadual destina à USP desde 2014. Em 2017, a folha salarial respondeu por 96,41% dos R$ 4,6 bilhões recebidos. A poupança da instituição caiu de R$ 3 bilhões em 2013, para R$ 96 milhões em dezembro de 2017.
Quem são

Os Profs. Drs. Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes foram eleitos reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo para o quadriênio 2018-2022

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli/USP), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição, e doutor pelo King’s College London (Reino Unido), Agopyan foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP (2010-2014) e até 29/1/2018, vice-reitor da universidade.
Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli/USP, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção.
Antonio Carlos Hernandes é professor titular do IFSC/USP desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolveu o doutorado em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália. Entre 2010 e 2014, foi diretor do IFSC/USP e, até 29/1/2018, pró-reitor de Graduação da universidade.
Hernandes é coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/Cepid/Fapesp), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP.
Com 1.092 votos, a chapa composta por Vahan e Hernandes foi a mais votada na eleição realizada na USP, em 30 de outubro de 2017, encabeçando a lista tríplice enviada ao governador Alckmin. Em 13 de novembro, o governador nomeou-os reitor e vice-reitor.
Crédito de fotos: Alexandre Carvalho/A2img