Associado, participe da palestra gratuita “Blockchain na construção”

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Associado, participe da palestra gratuita “Blockchain na construção”

Fruto da parceria com o Blockchain Research Institute do Brasil (BRI), o iCON, o primeiro hub de inovação da construção, vai oferecer gratuitamente aos seus associados a palestra “Blockchain na construção”.
O conteúdo será apresentado pelo country executive do BRI Brasil, com Carl Amorim, empreendedor e professor com 11 anos de experiência no uso de tecnologia para eficiência em processos e na articulação de organizações distribuídas baseadas no blockchain. Amorim é um dos iniciadores da Prospera, primeira DAO (Organização Autônoma Descentralizada) brasileira, coeditor, tradutor e autor da apresentação do livro Blockchain Revolution, de Don Tapscott.
O que é
Blockchain é um tipo de Base de Dados Distribuída (BDD) que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. A base de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos. Pode ser entendido como uma espécie de livro contábil virtual que registra vários tipos de transações e possui suas informações espalhadas.
Um bloco é a parte atual do blockchain onde são registradas algumas, ou todas, as transações mais recentes e uma vez concluído é guardado no blockchain como base de dados permanente. Toda vez que um bloco é concluído um novo é gerado. Existe um número incontável de blocos no blockchain que são conectados uns aos outros – como uma rede – onde cada bloco contém uma referência para o bloco anterior.
Esta tecnologia sustenta o bitcoin e outras criptomoedas e tem atraído cada vez mais a atenção de grandes instituições financeiras, empresas e governos por sua segurança descentralizada, aumentando a segurança das transações e mitigando riscos de falhas.
As transações feitas com o uso de blockchain são validadas quando todo um bloco é preenchido com elas, permitindo a movimentação dos valores, assegurando que cheguem ao seu destino e que uma moeda não seja usada mais de uma vez. O blockchain é público: qualquer pessoa pode verificar e auditar as movimentações lá registradas.
Segundo Amorim, o blockchain pode, por exemplo, servir para registrar e operacionalizar a parte financeira de toda a comercialização dos insumos destinados à realização de uma obra de engenharia. “Isto permitirá a eliminação de taxas e intermediários, bem como a redução de burocracias e custos nos departamentos de compras, contas a pagar e a receber dos diversos elos da cadeia produtiva do setor”, comentou. “Cadeias de suprimentos serão resignificadas.”
iCON
O iCON é primeiro hub de inovação da construção do Brasil. A iniciativa vai oferecer cursos, acelerar projetos de startups e promover hackathons e rodadas de negócios para tornar o setor mais inovador, colaborativo e eficiente.
A iniciativa nasce para seu um ponto de conexão do ecossistema da construção, unindo indústria, comércio e serviços do setor com a academia, empresas de tecnologia da informação e comunicação, startups, e investidores e entidades de fomento da inovação.
Instalado na sede do SindusCon-SP, na Santa Cecília, o iCON terá 700 m² divididos em três andares, com 160 posições de trabalho, Maker Space e Fab Lab, auditório e espaço de eventos para receber 10 projetos residentes em um ambiente inovador, eficiente e colaborativo. O espaço deverá entrar em operação até o fim do primeiro semestre.
Blockchain na construção
Data:
19 de abril, das 10h às 11h30
Local: Auditório do SindusCon-SP (rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília)
Inscrições: https://goo.gl/HMD7Jm