Caçambas terão cadastro eletrônico em São Paulo

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Caçambas terão cadastro eletrônico em São Paulo

As caçambas para a disposição de resíduos de construção estarão sob uma nova regra na capital paulista, a partir da próxima quarta-feira (15), quando passa a vigorar a exigência de um cadastro eletrônico das cerca de 340 empresas de aluguel desse serviço na cidade.
O cadastro é feito on-line pelas empresas que fornecem as caçambas. Elas terão que informar quem é o gerador do entulho e indicar para qual área de destino final. Do registro também deverão constar o endereço exato onde a caçamba vai ficar. O local terá que ser indicado em um mapa do sistema prefeitura.
08 - SorocabaResíduosA coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) Lilian Sarrouf, alerta as construtoras para que solicitem das empresas transportadoras de caçambas e de terra utilizem o Controle de Transporte de Resíduos eletrônico (CTR-e) disponível no sistema da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb). “É importante que as construtoras utilizem o sistema, principalmente nessa fase inicial, para que possam apontar melhorias nesse controle. Dessa maneira vamos colaborar para a gestão de resíduos na cidade de São Paulo”, destaca Lilian.
O SindusCon-SP e a Amlurb estão aprimorando essa ferramenta para que as construtoras possam inserir seu plano de gerenciamento de resíduos e, que também emitam as CTRs para fazer o acompanhamento até o destino final.
População também fiscaliza
Com o registro eletrônico, o cidadão também poderá verificar se as caçambas estacionadas nas ruas são legalizadas e se estão respeitando o prazo máximo de três dias úteis, previsto em lei. A verificação será feita com base no mapa do sistema. As multas por irregularidades vão de R$ 76 a R$ 18,4 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo