Campinas: SindusCon-SP e Cetesb promovem debate sobre novas regras para áreas contaminadas

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Diante da nova legislação da Cetesb acerca de áreas contaminadas, o SindusCon-SP promoveu ontem (25), em Campinas, um workshop para tratar das novas regras junto aos empreendedores, engenheiros e interessados no tema.
Com base na Lei nº 13.577/2009, a diretoria da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), aprovou a Decisão de Diretoria 38/2017 C, publicada pela em fevereiro deste ano. Ela atualiza a legislação no tocante ao gerenciamento de áreas contaminadas e cria o procedimento para proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas. A publicação também estabelece diretrizes para gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito do licenciamento ambiental.
áreas contaminadas campinas_2Para o diretor de Controle e Licenciamento ambiental da Cetesb, Geraldo do Amaral Filho, a Decisão de Diretoria vai trazer objetividade e transparência aos processos: “A resolução é um processo de aprimoramento da norma anterior e precisou ser readequada. Ela tem o objetivo de disciplinar o gerenciamento de áreas contaminadas, porém, de forma mais clara. Aborda de modo mais transparente as responsabilidades de todos os atores envolvidos no processo e prima a investigação preliminar como ponto de partida para analisar uma área contaminada. Além disso, a norma detalha cada etapa que deverá ser seguida pelo empreendedor”, explicou.
Ele também ressaltou que o processo será informatizado e isso vai melhorar a mecânica de análise dos projetos. “Outro aspecto importante dessa decisão é a obrigatoriedade de que os novos projetos que serão analisados pela norma já estejam dentro de um sistema informatizado. Com isso, buscamos dar mais celeridade ao processo como um todo e agilizar a tramitação e análise de cada caso”, completou Amaral Filho.
Para a analista ambiental da Construtora MRV, Júlia Ceolin, a capacitação foi importante para o entendimento da legislação. “A MRV preza muito a questão ambiental. Realizamos análises prévias para os projetos e notamos que essa atitude é muito difundida pela Cetesb. Achamos muito importante essa aproximação com o órgão, pois, o entendimento da legislação acontece por completo”.
O diretor da regional do SindusCon-SP em Campinas, Marcio Benvenutti, reiterou a importância de reunir a Cetesb, profissionais e empresas interessados em se adequar à norma. “O evento trouxe clareza aos processos”, disse.
áreas contaminadas campinasSegundo dados da Agência Ambiental da Cetesb em Campinas em dezembro de 2016 foram registradas 209 áreas contaminadas, sendo 32 completamente recuperadas. Segundo o gerente da agência, Domênico Tremaroli, com a Decisão de Diretoria 38/2017 C os processos poderão avançar mais rapidamente. “A decisão torna mais objetiva a ação na gestão das áreas contaminas e espera-se, com isso, que a reabilitação dessas áreas ocorra em um prazo mais curto. Além de tornar a relação entre os proprietários dessas áreas e a Cetesb, mais objetiva e direta”, concluiu.