CBCA premia vencedores do 10º Concurso para Estudantes de Arquitetura

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

CBCA premia vencedores do 10º Concurso para Estudantes de Arquitetura

A Solenidade de Premiação do 10º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura aconteceu na última terça-feira (10/10), no hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.
Os estudantes vencedores André Spadini Honda, Gregório Sangwoo Kang Kim, Guilherme Silveira Ferreira e Leonardo Navarro Antunes Nilo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também de São Paulo, foram os principais homenageados do dia e irão representar o Brasil no 10º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2017. Organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), o evento será realizado durante a 58ª edição do Congresso Latino-Americano de Aço, em Cancún, nos dias 06, 07 e 08/11.
Além de participarem da competição internacional, a equipe e o professor orientador, Daniel Corsi da Silva, receberam R$ 8 mil, certificados de participação, manuais e livros sobre arquitetura e construção em aço, além de três anos de assinatura da revista Arquitetura&Aço, publicada semestralmente pelo CBCA. “Berçário e Jardim de Infância” foi o tema da edição de 2017, com o projeto vencedor destacando-se pela implantação urbana primorosa com aproveitamento do baixo do viaduto do Glicério, uma solução que pode ser replicada em diversas outras metrópoles, pela solução criativa para o atendimento ao programa, flexibilidade e versatilidade de utilização, pelo sistema estrutural adequado e arrojado à aplicação do programa e pela boa estratégia de qualificação urbana, utilizando um espaço residual. As pranchas do projeto vencedor podem ser encontradas em www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/index.php.
Estudantes da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Foram atribuídas, ainda, duas menções honrosas a outra equipe da Mackenzie e a uma da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os prêmios para os 2º e 3º colocados, além das menções honrosas, foram entregues por Ângela Guedes (Usiminas), Janaína Silva (Gerdau), Silvia Scalzo (ArcelorMittal) e Eneida Jardim (CSN), membros da Comissão Executiva do CBCA. O engenheiro Marcos Fernando Donato, representante da CSN no Comitê Gestor do CBCA, foi o responsável pela entrega do prêmio para o 1º colocado.
Ainda durante o evento, foram apresentadas as pesquisas “Cenário dos Fabricantes de Estruturas em Aço”, “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço & Steel Deck” e “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame e Drywall”, feitas pelo CBCA em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM). Os resultados das pesquisas, que evidenciaram mercados com grande potencial de crescimento e que lutam contra a fraca demanda diante da atual situação político-econômica do Brasil, estão publicados na biblioteca do site do CBCA. Os estudos do CBCA/ABCEM anteciparam, por exemplo, que o setor de Estruturas de Aço – que já cresceu 10,8% ao ano entre 2008 e 2014 (dados da Produção Industrial Anual do IBGE) – teve uma queda em sua produção de 40% na comparação entre 2015 e 2016, ainda maior do que a anterior, que foi de 23,6% na comparação entre 2014 e 2015.