Centro de Inovação em Construção Civil da USP ganha apoio

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Centro de Inovação em Construção Civil da USP ganha apoio

Um convênio relevante foi assinado em 15 de janeiro na Universidade de São Paulo, para a concretização do projeto da nova sede do Centro de Inovação em Construção Civil (CICS), o CICS Living Lab, liderado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP.

A ArcelorMittal comprometeu-se a doar cerca de R$ 3 milhões em cinco anos para a construção do edifício e a criação da Cátedra ArcelorMittal “Construindo o Amanhã”.

Compareceram à cerimônia o diretor de Vendas Corporativas da ArcelorMittal, Homero Storino; a diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação da ArcelorMittal, Paula Maria Harraca; o reitor da USP, Vahan Agopyan; os pró-reitores Edmund Chada Baracat (Graduação), Carlos Gilberto Carlotti Jr. (Pós-Graduação) e Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pesquisa); o superintendente do Espaço Físico, Francisco Ferreira Cardoso; o prefeito do Campus da Capital, Hermes Fajersztajn; o diretor do Escritório Aflalo e Gasperini e autor do projeto do edifício, Roberto Aflalo, além de dirigentes e pesquisadores da Universidade.

O CICS Living Lab é um laboratório que abrigará o Centro de Inovação em Construção Civil, ecossistema com objetivo de acelerar a inovação e a sustentabilidade da construção, reunindo academia, empresas, entidades governamentais e da sociedade civil, em uma iniciativa inovadora.

Na área científica, o centro reúne pesquisadores da Poli, Escola de Engenharia de São Carlos, Instituto de Energia e Ambiente, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Eficiência Energética em Edifícios da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Todas as universidades de pesquisa do mundo estão cada vez mais preocupadas em ampliar a sua inserção social. Uma universidade de pesquisa não é apenas uma formadora de mão de obra especializada, ela é um instrumento de desenvolvimento da sociedade. Um dos nossos desafios agora é trazer as empresas para dentro da Universidade e levar a USP para dentro das empresas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Soluções eficientes

O CICS Living Lab será o único no país projetado, construído e operado para demonstrar e testar, em condições reais de uso, as soluções inovadoras necessárias para superar os desafios ambientais. O edifício deverá incorporar uma série de soluções para uso sustentável da água, geração descentralizada de energias renováveis, internet das coisas (IoT), novos materiais, componentes e soluções construtivas industrializadas e ecoeficientes.

Os resultados serão medidos e avaliados tanto em termos de bem-estar dos usuários quanto por meio de modernos conceitos de ecologia da indústria e economia circular.  Para tanto, usuários e os sistemas serão monitorados por IoT de forma constante, gerando um fluxo constante de dados para fomentar pesquisa.

“O CICS é uma plataforma aberta, que reúne a liderança empresarial, da sociedade civil e acadêmica, em um espaço que privilegia a busca de oportunidades de formação de alianças para acelerar a inovação para sustentabilidade da construção”, destaca o coordenador do CICS, Vanderley John. “Sem a multiplicação desse tipo de aliança, a construção não será capaz de enfrentar os desafios ambientais e decorrentes do envelhecimento da população, nem tampouco explorar as oportunidades da indústria 4.0”, diz.

O CICS Living Lab está localizado na Cidade Universitária, próximo ao Edifício da Engenharia Civil. A área total de 1.200 m² inclui um novo bloco anexo ao um prédio já existente. A parcela existente será remodelada, incorporando soluções mais avançadas. Partes do edifício serão desmontadas e os materiais, reciclados.

Com informações do Jornal da USP