Comasp inicia trabalhos voltados à eficiência energética em edificações

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Comasp inicia trabalhos voltados à eficiência energética em edificações

O Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã GIZ, iniciou dois importantes trabalhos que serão lançados no segundo semestre deste ano, um guia interativo de eficiência energética em edificações e a formação de um grupo de trabalho para esquadrias eficientes.
Ambos serão ferramentas importantes para a tomada de decisões na escolha de soluções de eficiência para as edificações.
Guia interativo de eficiência energética em edificações
Este guia online será disponibilizado no site do SindusCon-SP e permitirá que o usuário possa  de forma simples encontrar um cardápio de soluções e conteúdo técnico para avaliar qual solução mais adequada para as diferentes tipologias de edificações, entre elas residências, edifícios residenciais, comerciais, serviços, hotéis e shoppings.
A ferramenta irá ajudar o projetista, empreendedor e o construtor a tomar decisões acertadas para cada um dos projetos, por meio de dados que identifiquem as melhores estratégias prediais para cada cenário e contexto.
O guia será desenvolvido pela Mitsidi Projetos, empresa de consultoria especializada em eficiência energética em edificações, e terá a participação do professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, Roberto Lamberts.
Esquadrias eficientes
IMG_7447Em reunião realizada no SindusCon-SP dia 21 de fevereiro, o Comasp formou um grupo de trabalho para o desenvolvimento de esquadrias que possam contribuir para a eficiência energética nas edificações. O GT tem como objetivo elaborar uma publicação orientando para a correta escolha das esquadrias e apresentando modelos de esquadrias que possam ser utilizadas.
A publicação irá trazer exemplos de aplicação das esquadrias com análise dos benefícios obtidos. Complementando o trabalho, será feito um vídeo focado na divulgação do papel das esquadrias para o conforto ambiental dos usuários.
Para compor o GT foram convidados representantes de entidades da cadeia produtiva, construtoras, pesquisadores, órgãos de governo e agentes financeiros.
Participaram da primeira reunião do GT representantes das entidades: Abal, Abividro, Abravidro, Afeal, Abrainc, AsBea, Secovi-SP, Siamfesp, Sindimasp, Caixa Econômica Federal, CDHU, Eletrobras – Procel Edifica, as construtoras que participam das ações do Comasp, fornecedores de esquadrias, consultores e especialistas.
O GT será coordenado pela coordenadora técnica do Comasp, Lilian Sarrouf e pela engenheira Fabíola Rago, consultora contratada para este projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo