Conselho Municipal de Habitação divulga candidaturas deferidas e indeferidas

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Conselho Municipal de Habitação divulga candidaturas deferidas e indeferidas

Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 15 de março os nomes aprovados para concorrem a uma vaga no Conselho Municipal de Habitação de São Paulo. Integram esta lista representantes de sindicatos, empresários, educadores, líderes de movimentos sociais ligados à habitação e gestores públicos.
No segmento formado por sindicatos patronais da cadeia produtiva da construção, o SindusCon-SP tem como representantes aprovados para a eleição do conselho a associada Daniela Ferrari Toscano de Britto e o gerente de Produção e Mercado da entidade, Elcio Sigolo.
Também foram deferidos candidatos da Associação Paulista de Empresários e Obras Públicas (Apeop), da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo (Apemec) e do Secovi-SP, além de universidades , como a USP, e Mackenzie.
Conselho Municipal de HabitaçãoA eleição para o Conselho Municipal de Habitação será realizada em maio, com votação realizada em todas as prefeituras regionais do município. O SindusCon-SP está em seu sexto mandato, sendo o atual em vigor até 24 de julho e participação dos vice-presidentes Ronaldo Cury (Habitação) e Maristela Honda (Infraestrutura).
O Conselho Municipal de Habitação foi instituído pela Lei Municipal nº 13.425/02 e tem caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo. Órgão da política habitacional da cidade, o conselho é norteado pela ideia de paridade em relação à representação do poder público, movimentos populares por moradia e sociedade civil, assegurando espaço a todos os segmentos.
O Conselho é composto por 48 representantes da sociedade civil, com mandato de dois anos, quando novas eleições são convocadas.
Eleitos, os novos conselheiros irão influir nas ações da Secretaria Municipal de Habitação sobre diretrizes da administração. Poderão decidir, por exemplo, a destinação de recursos para construções de mutirões, conjuntos habitacionais, regularizações fundiárias e programa de urbanização de favelas entre outros.