Construção civil inicia ciclo de workshops para aprimorar gestão de empresas em contexto de crise

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

A melhoria dos instrumentos de gestão para que as empresas possam criar e entregar serviços com valor agregado tornou-se ainda mais determinante num contexto de desaceleração da economia brasileira que teve importante impacto sobre o setor da construção desde 2014.
Na abertura do worshop “Excelência em Gestão na Construção”, realizado na quarta-feira (26/07), na sede do SindusCon-SP,  em São Paulo, o vice-presidente de Infraestrutura, PPPs e Concessões do sindicato, Luiz Antônio Messias, destacou a importância da gestão nas empresas. “Em um momento econômico como o atual, empresas que estão se preparando para a retomada, sairão na frente.”
Já o presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COP/CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, disse que a entidade ao refletir sobre a proposta do workshop levou em conta dois fatores principais: a profunda crise pela qual o país atravessa; e os reflexos dramáticos dessa crise sobre as empresas associadas.
“Diante dessa perversa combinação, as empresas têm dois caminhos pela frente: encolher, aguardando a situação (um dia) melhorar, correndo o risco de fecharem suas portas – como infelizmente tem acontecido com várias. Ou, então, buscar se preparar para melhor disputar novas oportunidades de mercado e também para otimizar seus resultados financeiros, aprimorando seus processos de gestão”, disse Lima Jorge. Com essa perspectiva a Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC, em promoção conjunta com o Sinduscon-SP e a Apeop-SP, e parceria com o Senai Nacional, realizaram o workshop.
Voltado a dirigentes e técnicos das empresas construtoras, o workshop apresentou algumas metodologias e ferramentas que auxiliam na evolução da gestão, com foco na Redução de Custos e Despesas, no Gerenciamento Prático de Projetos e na Gestão de Processos. Na ocasião foi lançado o documento “Excelência em Gestão na Construção”, que ressalta que o trabalho deve funcionar como uma espécie de terapia de choque aos empresários e técnicos que atuam na área de infraestrutura.
Ao destacar três ferramentas utilizadas cada vez mais em soluções gerenciais (Custos e Despesas Base Zero, Gerenciamento de Projetos e Fábricas Virtuais), o trabalho mostra o quanto é possível atuar em prol de melhores resultados financeiros das empresas. A exposição do workshop ficou a cargo do Instituto Áquila, especializado em soluções gerenciais e atuante em 16 países.
O documento “Excelência em Gestão na Construção” será disponibilizado no site da entidade, na área da Comissão de Infraestrutura (COP).