Construcarta Nível de Atividades: Aumento da incerteza prejudica investimentos

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Construcarta Nível de Atividades: Aumento da incerteza prejudica investimentos

Trimestralmente, a FGV IBRE realiza Sondagem com o objetivo de antecipar os rumos dos investimentos produtivos no país. A sondagem do segundo trimestre foi realizada entre 02 de abril e 30 de maio.
A pesquisa efetuada na indústria de transformação apontou uma redução expressiva do indicador de intenção de investimento – caiu 7,6 pontos na comparação com o trimestre anterior. Como a maior parte dos questionários já havia sido respondida quando ocorreu a greve dos caminhoneiros, a principal conclusão é de que a deterioração na intenção de investir está associada ao ritmo lento de recuperação da economia e ao aumento das incertezas no cenário doméstico e externo. Isso significa dizer também que a próxima pesquisa pode mostrar redução ainda mais significativa do indicador.
A proporção de empresas indicando aumento no volume dos investimentos nos próximos 12 meses ainda superou a proporção das empresas que apontou queda, de tal modo que o saldo se manteve positivo. No entanto, cresceu a incerteza em relação a realização desses planos.
Na sondagem realizada no setor da construção, ocorreu o movimento contrário: o saldo ainda se manteve negativo (-1,3 p.p), deixando o indicador de investimento abaixo de 100. Mas houve crescimento da proporção de empresas que indicou aumento do volume de investimentos nos próximos 12 meses, e caiu a proporção das que vão reduzir. Assim, o indicador de investimentos atingiu o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2014.
Construcarta Nível de atividades_3
Ao contrário do que ocorreu na indústria de transformação, a incerteza diminuiu entre as empresas da construção. No entanto, a proporção que diz que está incerta ainda é significativamente superior à proporção de empresas que se diz certa sobre os planos. Vale lembrar também que a pesquisa praticamente não captou o efeito da crise causada pela greve.
E quais são os planos? Entre as que dizem que vão investir, a principal indicação é Aperfeiçoamento/Modernização/Racionalização do processo produtivo, o que sinaliza a preocupação com a questão da produtividade.
Construcarta Nível de atividades_2
Enfim, não surpreende que depois de quatro anos de forte retração da atividade, a intenção de investimentos das empresas da construção se mantenha baixa. Houve, de fato, desde o ano passado, uma melhora no ambiente de negócios comparativamente aos últimos anos: cresceram os lançamentos e vendas de imóveis e mesmo na infraestrutura ocorreu uma despiora”, o que explica o crescimento do indicador de investimento. No entanto, a retomada é muito frágil e, assim como no plano nacional, os empresários da construção estão inseguros em relação a sustentabilidade dessa melhora.
Construcarta Nível de atividades
Para ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.