Construtoras participam do primeiro diagnóstico de sustentabilidade empresarial do setor

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Um grupo formado por cinco empresas da construção civil foi o primeiro a aplicar, de forma setorial, o Diagnóstico Base ISE (DBI), com o objetivo de avaliar a situação em termos de sustentabilidade empresarial e identificar desafios e oportunidades para avanço no tema.
IMG_7296O DBI é um instrumento desenvolvido pela B3 e pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) para que empresas – inclusive aquelas não listadas em Bolsa – possam autoavaliar seu desempenho em termos de sustentabilidade, tendo por base o questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, permitindo a comparação de seu desempenho em relação a companhias que integraram a carteira de 2017 do Índice.
A iniciativa pioneira trouxe o diagnóstico das empresas Cyrela, Gafisa, MRV, Sinco Engenharia e Tegra Incorporadora, identificando pontos fortes e desafios e sugerindo focos de atuação, além de análises mais aprofundadas sobre temas de relevância para as empresas do setor. O relatório foi apresentado em evento na sede do SindusCon-SP em 20 de fevereiro e pode ser acessado neste link: https://goo.gl/1m6gkb
O relatório conclui, em síntese, que as empresas do grupo de trabalho – e, possivelmente, o próprio setor – poderiam se beneficiar fortemente ao adotar algumas medidas que trarão importantes benefícios para a sociedade e para seus próprios negócios, tanto em termos operacionais quanto estratégicos, tais como ampliar o conhecimento das cadeias de fornecedores, aumentar o uso eficiente dos recursos naturais e ampliar e complementar as políticas de saúde de segurança do trabalhador.
IMG_7219Esse trabalho foi coordenado por Aron Belinky, do Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do FGVces), e por Lilian Sarrouf, do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP. A análise inclui a discussão das sete dimensões do questionário ISE (Ambiental, Econômico-Financeira, Geral, Governança Corporativa, Mudança do Clima, Natureza do Produto e Social), subdivididas em 71 indicadores, e também a perspectiva transversal sobre cinco eixos temáticos considerados especialmente relevantes pelas empresas para o seu setor: Integridade e Transparência; Gestão Ambiental; Saúde e Segurança do Trabalhador; Cadeia de Valor e Relacionamento com a Comunidade.
O vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, reforçou a importância do trabalho para transformar o setor de construção como um todo. “O relatório é um marco não apenas por se tratar de um primeiro passo para a mudança, mas também por servir como exemplo para outros setores e empresas transformarem seus negócios”, afirmou. Para Belinky, “estas empresas são pioneiras e saem na frente na busca pela excelência em performance sustentável”.
Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui.