Crédito imobiliário atinge R$ 3,8 bilhões em março e dá sinais de recuperação

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Crédito imobiliário atinge R$ 3,8 bilhões em março e dá sinais de recuperação

Os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) totalizaram R$ 3,80 bilhões em março, aumento de 7,7% em relação a fevereiro, avançando 11,2% na comparação entre os primeiros trimestres de 2017 e 2018, e alcançando R$ 11,19 bilhões. Em relação a março de 2017, no entanto, houve queda de 5,2%.
No acumulado de 12 meses encerrados em março de 2018, o montante financiado de R$ 44,28 bilhões também apresentou um pequeno recuo de 3,2% comparativamente aos 12 meses anteriores.
As informações são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Financiamentos imobiliários – unidades
Em março de 2018, foram financiados 15,3 mil imóveis nas modalidades de aquisição e construção, crescimento de 16,9% em relação a fevereiro. Comparativamente a março de 2017, houve ligeira queda de 1,0%.
Nos três primeiros meses de 2018, foram financiados 44,26 mil imóveis, mostrando crescimento de 8,2% em relação a igual período do ano passado (40,90 mil unidades).
Tomado um período mais dilatado, o financiamento imobiliário viabilizou a aquisição e a construção de 178,98 mil imóveis em 12 meses, até março de 2018, queda de 7,2% relativamente aos 12 meses precedentes (192,79 mil unidades).
Poupança SBPE: captação líquida
Após dois meses de desempenho negativo, a captação líquida dos depósitos de poupança no SBPE voltou a ficar positiva (R$ 2,85 bilhões) em março de 2018, segundo melhor resultado para o mês desde 1995 (em março de 2013 ocorreu captação positiva em R$ 4,52 bilhões).
Poupança SBPE: saldo
Graças à captação líquida positiva, o saldo das cadernetas de poupança do SBPE atingiu, em março, R$ 567,8 bilhões, aumento de 0,9% em relação a fevereiro e de 10,8% comparado a março do ano passado.