Crédito imobiliário atinge R$ 3,84 bilhões em janeiro, afirma Abecip

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Crédito imobiliário atinge R$ 3,84 bilhões em janeiro, afirma Abecip

Os financiamentos imobiliários com recursos da poupança do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 3,84 bilhões em janeiro e iniciaram o ano em alta. Comparado ao mês anterior, observou-se crescimento de 4,4% e, em relação a janeiro de 2017, foi registrado crescimento de 23,7%. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
No acumulado de 12 meses encerrados em janeiro de 2018, o montante financiado ficou em R$ 43,89 bilhões, montante 5,5% inferior ao apurado nos 12 meses anteriores.
No primeiro mês de 2018, foram financiados 15,8 mil imóveis nas modalidades de aquisição e construção, crescimento de 8,3% em relação a dezembro do ano passado. Comparativamente a janeiro de 2017, a alta foi de 19,8%.
Entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018, foram financiados 178,22 mil imóveis, queda de 10,6% em relação aos 12 meses anteriores (199,37 mil unidades).
Poupança SBPE: captação líquida
Após o desempenho recorde de dezembro de 2017, quando a captação líquida foi positiva em R$ 14,96 bilhões, em janeiro de 2018 a captação líquida voltou a ficar negativa (-R$ 4,97 bilhões).
Mas isso não significa piora. Como se observa no gráfico abaixo, os meses de janeiro, sazonalmente, apresentam desempenho negativo. Parte desse efeito pode ser explicado pela grande concentração de gastos nos inícios de ano (IPTU, IPVA, despesas escolares, etc.), levando, em alguns casos, o poupador a utilizar recursos da poupança para cobrir as despesas no orçamento.
Nos últimos dois anos, as captações líquidas no primeiro mês do ano foram mais negativas (em janeiro de 2016, o resultado foi de -R$ 9,5 bilhões e em janeiro de 2017, foi de -R$ 8,7 bilhões), indicando que a tendência de recuperação da poupança persiste e que deverá se estender ao longo de 2018, mantida a retomada da economia brasileira.
Poupança SBPE: saldo
Dada a captação líquida negativa de janeiro, houve queda do saldo da caderneta de poupança em relação a dezembro de 2017, mas na comparação com janeiro de 2017, o crescimento foi de 9,9%.