Imobiliário

Crédito imobiliário ganha força e atinge R$ 4,24 bilhões em julho

Segundo dados da Abecip, no acumulado do ano, foram financiados R$ 24,79 bilhões, montante 6,2% menor que o apurado em igual período de 2016

Por Redação SindusCon-SP 12/09/2017 16:10:38

O financiamento imobiliário ganhou força em julho, registrando o maior valor do ano. O montante de financiamentos com recursos das cadernetas de poupança do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) totalizou R$ 4,24 bilhões, alta de 11,7% em relação a junho e de 10,9% comparativamente a julho do ano passado.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), no acumulado do ano, foram financiados R$ 24,79 bilhões, montante 6,2% menor que o apurado em igual período de 2016.

Nos 12 meses compreendidos entre agosto de 2016 e julho de 2017, foram aplicados R$ 44,98 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos das cadernetas de poupança do SBPE, retração de 12,2% em relação ao apurado nos 12 meses precedentes.

Financiamentos Imobiliários – Unidades
Em julho, 16,5 mil imóveis foram financiados nas modalidades de aquisição e construção. A exemplo do ocorrido com o valor, o número de imóveis financiadas também atingiu o maior patamar do ano, com crescimento de 7,2% em relação a junho. Em termos anuais, ou seja, comparativamente a julho de 2016, observou-se recuo (-4,8%).

Nos primeiros sete meses de 2017, foram financiadas aquisições e construções de 99,02 mil imóveis, queda de 16% em relação ao mesmo período de 2016, quando 117,84 mil unidades foram objeto de crédito bancário.

Tomando um período mais dilatado, o financiamento imobiliário viabilizou a aquisição e a construção de 180,87 mil imóveis nos últimos 12 meses, até julho, queda de 21,8% relativamente aos 12 meses precedentes.

Poupança SBPE: Captação Líquida
Em julho, houve captação líquida positiva nas contas de poupança, mantendo-se a tendência dos últimos meses, com volume líquido de entradas de R$ 1,1 bilhão. No mesmo mês do ano passado, o resultado foi bem diferente, com saídas líquidas de R$ 910 milhões.

Entre janeiro e julho de 2017, a captação líquida de poupança dos agentes do SBPE continua negativa em R$ 7,1 bilhões, mas se observa evolução considerável em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou resultado negativo de R$ 35,6 bilhões.

Caso se confirmem as expectativas apontadas no Boletim Focus/BC para o segundo semestre, prevendo a continuidade da melhora no quadro macroeconômico, com redução da inflação e da taxa básica de juros, é provável que as cadernetas de poupança encerrem o ano no campo positivo, após dois anos sucessivos de resultados negativos.

Poupança SBPE: Saldo
A captação líquida positiva nos meses de maio, junho e julho elevou o saldo das cadernetas ao maior patamar da série histórica – estoque de R$ 529,2 bilhões e crescimento de 6,8% em relação a julho do ano passado.

Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,