Crédito imobiliário somou R$ 3,53 bilhões em fevereiro, afirma Abecip

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Crédito imobiliário somou R$ 3,53 bilhões em fevereiro, afirma Abecip

Os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 3,53 bilhões em fevereiro, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Comparado ao mês anterior, observou-se queda de 8,4% e, em relação a fevereiro de 2017, foi registrado crescimento de 19,8%.
Entre os primeiros bimestres de 2017 e 2018, o montante financiado cresceu 22% e atingiu R$ 7,39 bilhões.
No acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro de 2018, o montante financiado ficou em R$ 44,48 bilhões, montante 3,6% inferior ao apurado nos 12 meses anteriores.
Financiamentos imobiliários – unidades
Em fevereiro de 2018, foram financiados 13,1 mil imóveis nas modalidades de aquisição e construção, registrando-se queda de 17,1% em relação a janeiro. Comparativamente a fevereiro de 2017, houve alta de 7,1%.
Nos dois primeiros meses de 2018, foram financiados 28,93 mil imóveis, mostrando crescimento de 13,8% em relação a igual período do ano passado (25,41 mil unidades).
Entre março de 2017 e fevereiro de 2018, foram financiados 179,14 mil imóveis, queda de 9% em relação aos 12 meses anteriores (196,92 mil unidades).
Poupança SBPE: captação líquida
Os depósitos foram inferiores aos saques em fevereiro, registrando-se captação líquida negativa de R$ 586 milhões.
Apesar de negativo, o desempenho de fevereiro não significa interrupção da recuperação das cadernetas de poupança. Historicamente, o segundo mês do ano não apresenta resultados expressivos. Analisando apenas os meses de fevereiro dos últimos 24 anos, verifica-se que 15 deles apresentaram resultado negativo e apenas 9 ficaram com desempenho positivo.
Poupança SBPE: saldo
Apesar da captação líquida negativa de fevereiro, o crédito de rendimentos superou as saídas, em termos líquidos. Com isso, o saldo da caderneta de poupança do SBPE atingiu, em fevereiro, R$ 562,7 bilhões, aumento de 0,3% em relação a janeiro e de 9,7% comparado a fevereiro do ano passado.