Cresce expectativa do empresário de material de construção

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Cresce expectativa do empresário de material de construção

Dados da pesquisa mensal da Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat) sobre a expectativa do empresariado da cadeia da construção indicam que para 43% dos associados, o mês de outubro foi “Bom” para as vendas. Outro dado divulgado é o de crescimento do investimento para o médio prazo, uma vez que 62% dos entrevistados informam que pretendem investir em expansão da capacidade e modernização dos meios de produção nos próximos 12 meses.
O nível de otimismo com relação ao Governo também cresceu. Em outubro, 4% dos associados declararam-se “otimistas”. Já em novembro o número chega aos 10%. Apesar do crescimento nos indicadores mencionados, a incerteza sobre a política e a economia ainda preocupam o empresário da indústria de materiais. A utilização da capacidade produtiva da indústria permanece próxima dos 70%, comparada com o percentual médio histórico que é de 83%.
“Há um consenso cada vez maior que a recessão econômica ficou para trás, que a crise vem sendo enfrentada com baixa nos juros, contenção da inflação e melhoras no desemprego. Ainda é preocupante o baixo índice de execução das obras públicas, do MCMV e de utilização do financiamento imobiliário. O comércio de materiais vem crescendo, principalmente alavancado pelas reformas nas moradias, mas a mola propulsora do crescimento sustentado é o investimento, que continua baixo”, ressalta o presidente da Abramat.