Cristalmix: Comparativo de soluções de impermeabilização para cortinas de contenção em subsolos abaixo do lençol freático

Votorantim Cimentos

Por Votorantim Cimentos

A construção civil enfrenta diversos cenários desafiadores, sendo necessárias soluções duradouras e eficientes para atender às demandas de estanqueidade, vida útil da estrutura e eliminação de custos de pós-obra associados a infiltrações.
O concreto Cristalmix foi desenvolvido pela Engemix para oferecer uma solução inovadora de autocicatrização de fissuras estáticas de até 0,4 mm e baixa permeabilidade. Associado às fitas hidroexpansivas, passa a ser uma solução estanque para aplicação em diferentes situações com presença de água, tais como: laje de subpressão, paredes de diafragma, cortinas de concreto em subsolos, reservatórios de água, piscinas, muros de arrimo, etc.
Cristalmix
Em 2017 a Votorantim Cimentos realizou um estudo de case na obra Mosaic Alto de Pinheiros, da Construtora Tecnum, em São Paulo. Analisou-se a aplicação de cortinas de contenção para obras com presença de lençol freático acima do nível do subsolo. O estudo comparou o desempenho e viabilidade econômica do Cristalmix aliado à fita hidroexpansiva, em relação ao concreto convencional com sistema de manta drenante e tubo de dreno revestida com camisa de geotêxtil.
HimixUtilizou-se duas soluções, em uma mesma cortina de contenção com presença constante de umidade, sendo a solução A composta por concreto convencional com manta drenante e a solução B composta por Cristalmix e fita hidroexpansiva. Após 6 meses da concretagem apareceram pontos de falhas na impermeabilização da solução A, com presença de eflorescência e manchas. A solução B apresentou-se integra e sem sinais de umidade e eflorescência.
A análise econômica aplicada a este estudo demonstrou que a solução B (Cristalmix + fita hidroexpansiva) é 45% mais econômica, quando comparamos o custo projetado a 20 anos (vida útil segundo NBR 15.575), incluindo gastos diretos e indiretos com manutenção e recuperação. Devido à autocicatrização do concreto Cristalmix, a manutenção corretiva é desnecessária.

Benefícios observados do uso da solução Concreto Cristalmix + fita hidroexpansiva:

1. Autocicatrização de fissuras estáticas até 0,4 mm;
  2. Resistência a pressões hidrostáticas positivas e negativas;
  3. Baixa permeabilidade e baixa porosidade (absorção < 5%)
  4. Redução de etapas de impermeabilização da obra;
  5. Simplificação do processo executivo – a solução é parte integrante do concreto;
  6. Aumento da vida útil da estrutura;
  7. Eliminação de manutenções preventivas e corretivas;

O estudo concluiu que o uso do Cristalmix com fita hidroexpansiva apresentou nível de estanqueidade desejado mediante o desafio da presença de água acima do nível do subsolo e consequente pressão hidrostática negativa na cortina de contenção. Ao contrário da solução com concreto convencional com manta drenante e tubo de dreno, que apresentou pontos de umidade e eflorescência ainda no período de obra, ocasionando custos relativos à manutenção corretiva.
As diminuições de custo com a solução Cristalmix + fita hidroexpansiva devem-se à facilidade de aplicação, maior produtividade e eliminação de custos com manutenções preventivas e corretivas ao longo dos anos.