Debate: Skaf promete ampliar PPPs e concessões

Debate: Skaf promete ampliar PPPs e concessões

41216759010_c00a42b975_kEm função do reduzido volume anual de recursos do governo estadual para investimentos – R$ 10 bilhões de um Orçamento de R$ 230 bilhões –, o pré-candidato pelo MDB, Paulo Skaf, afirmou que pretende ampliar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões sempre que for possível, inclusive para consórcios de pequenas e médias empresas. Ele prometeu que fará concessões pelo critério do menor preço de tarifa ao usuário, e não pela maior outorga onerosa ao governo.
As afirmações foram feitas em mais um evento do ciclo de palestras com os pré-candidatos, realizado pelo movimento Reformar para Mudar, integrado por 22 entidades incluindo o SindusCon-SP, em 26 de junho, no Secovi-SP.
Paulo SkafO SindusCon-SP esteve na mesa do evento representado pelo representante do sindicato junto à Fiesp, Sergio Porto, que elogiou a atuação “de correção, transparência e dedicação” de Skaf à frente da Federação das Indústrias. Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, e Renato Genioli, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), também compareceram.
O pré-candidato afirmou que não permitirá o aumento das ocupações por parte dos movimentos sociais e que fará cumprir as reintegrações de posse. Solicitou colaborações das entidades para a formulação de uma política habitacional “a fim de dar conta do déficit habitacional de 1,5 milhões de habitações, além de 2 milhões de unidades precárias”. Relatou que, ao indagar a um médico qual ação seria a mais importante para a saúde, este respondeu: dar casa aos cidadãos.
Skaf disse que pretende resolver os problemas de segurança com “vontade política e coragem”. Prometeu unificar as polícias começando por um serviço de inteligência comum a ambas, combater a corrupção com uma corregedoria independente e influenciar o Congresso pela adoção de uma lei mais dura de execução penal.
28157998837_ab046aeacf_kNos transportes, afirmou que irá expandir as obras metroviárias, ampliar o transporte de mercadorias por ferrovia inclusive criando um anel ferroviário metropolitano em volta de São Paulo, e concluir a hidrovia do rio Tietê. No saneamento básico, aumentará os investimentos em tratamento de esgoto.
Na saúde, disse pretender que o governo estadual coordene e faça funcionar as unidades e os programas estaduais e municipais. E na educação, afirmou que pretende motivar o corpo docente, atualizar a grade curricular e repetir a atuação bem sucedida das escolas do Senai e do Sesi sob sua gestão.
O evento foi coordenado pelo presidente do Secovi-SP, Flávio Amary, e também contou com as presenças, entre outros, dos presidentes Caio Portugal (Aelo), Carlos Eduardo Jorge (Apeop), Vicente Abate (Abifer), Livio Giosa (ADVB), Afonso Mamede (Sobratema) e Marta Livia Suplicy (Libra – Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil); dos diretores Carlos Eduardo Auricchio (Deconcic-Fiesp) e Carlos Laurito (Abrainfra); do delegado do Sinicesp à Fiesp Newton Cavalieri; e dos vice-presidentes Miriana Pereira Marques (Instituto de Engenharia) e Ricardo Yazbek e Basilio Jafet (Secovi-SP).
Também participaram o prefeito de Sorocaba, José Antonio Crespo; o deputado estadual Itamar Borges (MDB) e o presidente do Movimento Endireita Brasil e ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Sales.
*Crédito das fotos: José Carlos Tafner Jorge/Secovi-SP