Desafios de 2018 exigem união da construção

Associação ao SindusCon-SP será estratégica para as empresas, preconiza o presidente Romeu Ferraz

Por Redação SindusCon-SP 08/01/2018 18:21:16

O ano de 2018 se inicia com uma série de interrogantes para a indústria da construção. O governo federal finalmente conseguirá os votos necessários à aprovação da Previdência? O nível de investimentos continuará crescendo e beneficiando o setor? União, Estados e Municípios impulsionarão ou retrairão seus programas para habitação e infraestrutura? O cenário eleitoral se encaminhará favoravelmente a candidaturas bem vistas pelo mercado?

A única certeza que se tem, por enquanto, é que 2018 se apresenta como mais um ano de desafios à sobrevivência das construtoras. O grau de incerteza em relação à evolução do mercado ainda permanece elevado. Haverá mais disputa pelas oportunidades que surgirão, favorecendo naturalmente as empresas mais bem preparadas.

Com o fim do imposto sindical compulsório, o SindusCon-SP se estruturou para atender ainda melhor os anseios de suas associadas. Uma ampla gama de atividades, entre seminários e cursos, será efetivada para elevar a produtividade e a competitividade das construtoras. Rodadas de negócios trarão novidades em insumos e sistemas. O diálogo com Legislativos e Executivos em defesa do fortalecimento do setor será intensificado.

Também apresentaremos nossas propostas aos candidatos às eleições, com ênfase em políticas estimuladoras dos investimentos públicos e privados. Em sua história, o SindusCon-SP teve a satisfação de ver muitas dessas propostas aprovadas, tendo sido decisiva sua participação na formulação de programas como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida, e na agilização dos processos de licenciamento de empreendimentos imobiliários.

Será extremamente relevante estar associado ao SindusCon-SP para se beneficiar dos acordos coletivos de trabalho a serem firmados na data-base de maio. Lembro que a reforma trabalhista consagrou o entendimento de que o negociado nesses acordos prevalecerá sobre o legislado, em uma série de aspectos, beneficiando o emprego dos trabalhadores e a produtividade das empresas.

Mais: a associação ao sindicato propicia às empresas um proveitoso networking em planejamento, gestão, capacitação, dados econômicos, atualização em procedimentos jurídicos e trabalhistas, novos insumos e técnicas construtivas, relacionamento com governos, agentes financeiros, clientes e fornecedores e, inclusive, novos negócios.

Por tudo isso, se sua empresa ainda não é associada ao SindusCon-SP, junte-se a nós o quanto antes! E se já é, teremos a satisfação de trabalharmos unidos pelo fortalecimento do setor.

Que venha 2018!

José Romeu Ferraz Neto